Governo do Estado do Espírito Santo
22/09/2025 12h32 - Atualizado em 22/09/2025 12h49

Operação Apokalypsis: Polícia deflagra operação para combater a criminalidade no Norte do Estado

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN) e da Superintendência de Inteligência e Ações Estratégicas (SIAE) deflagrou, na madrugada da última sexta-feira (19), a Operação Apokalypsis, no município de Vila Valério e adjacências.

A ação teve como objetivo o enfrentamento à criminalidade e ao todo foram cumpridos 20 alvos de mandados de prisão e busca e apreensão relacionados a crimes de tráfico de drogas, homicídios, furtos e roubos.

A operação contou com o apoio do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), além da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Secretaria da Justiça (Sejus). 

Ao todo, 10 pessoas foram presas, sendo uma mulher, de 19 anos, e nove homens, com idades entre 19 e 37 anos.

“As investigações apontam que traficantes locais atuaram como 'carrascos', ao executarem um homem no município de Vila Valério, em retaliação por subtração de cargas de entorpecentes pertencentes à facção criminosa atuante na região. Segundo apurado, a vítima havia se envolvido em dois conflitos anteriores com o tráfico, culminando na deliberação coletiva de sua execução pelos integrantes da facção. No momento do crime, parte dos envolvidos ainda monitorou a atuação da Polícia Militar, passando em frente ao destacamento por três vezes enquanto a vítima era conduzida para o local da execução”, explicou o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Vila Valério, delegado Erick Esteves.

A equipe da DP de Vila Valério identificou todos os envolvidos no crime, tanto diretos quanto indiretos. A operação resultou na apreensão de quatro armas de fogo, grande quantidade de entorpecentes (maconha, cocaína e crack), uma espada e uma réplica de fuzil utilizada para intimidar moradores da região.

“A operação foi executada de forma estratégica, sem qualquer tipo de confronto com os suspeitos, embora todos os policiais envolvidos tenham sido previamente alertados quanto à alta periculosidade dos alvos”, destacou o delegado Erick Esteves.

Após os procedimentos de praxe, os detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

 

Operação Apokalypsis - o nome da operação se refere ao apocalipse, termo que se tornou sinônimo do "fim do mundo". O objetivo da operação era acabar com a atividade criminosa dos alvos dos mandados de prisão.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard