Governo do Estado do Espírito Santo
14/02/2022 16h06 - Atualizado em 14/02/2022 16h07

Operação Resguardo II: homem suspeito de violência doméstica é preso em São Domingos do Norte

Em continuidade às ações da Operação Resguardo ll, a equipe itinerante da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam) e as respectivas Delegacias realizaram, na última quarta-feira (09), ações preventivas e repressivas em seis municípios capixabas. As equipes estiveram em Itaguaçu, São Domingos do Norte, Montanha, Colatina, Aracruz e Serra, orientando mulheres, registrando Boletins de Ocorrência e realizando prisão em flagrante. 

"As ações fazem parte do Projeto 'Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e DEAM'S Itinerante', cujo objetivo é orientar e dialogar com a população, mulheres e homens sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento à violência contra a mulher. O objetivo é trabalhar na prevenção dessa violência, na desconstrução da cultura machista ainda existente na sociedade, bem como aproximar a Polícia da população. Além disso, são realizadas ações de repressão, cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, instauração de inquéritos, lavraturas de flagrantes e apuração de denúncias", explicou a titular da DIV-Deam, delegada Cláudia Dematté.

Em São Domingos do Norte, um homem de 29 anos foi preso e autuado em flagrante pelo crime de ameaça resultante de Violência Doméstica, tendo sido encaminhado para o presídio. A prisão ocorreu durante a ação educativa realizada no município.  

No município da Serra, a equipe cumpriu três mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de uma arma de pressão semelhante a um revólver, que era utilizada para intimidar e causar temor a uma mulher vítima de violência doméstica. A arma estava carregada e oferece dano letal nos disparos. 

Em Itaguaçu, a Delegacia Móvel realizou uma ação preventiva, de orientação, educação e atendimento à população, em integração com a Secretaria de Assistência Social do município e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A psicóloga da DIV-Deam, Ana Paula Patrocínio, participou da ação oferecendo acolhimento e atendimento psicológico a duas vítimas de violência doméstica e familiar. A equipe ainda realizou uma palestra em uma escola municipal para, aproximadamente, 300 crianças e adolescentes sobre a temática do enfrentamento à violência contra a mulher. 

Em Colatina, a equipe fez a divulgação das ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Em Montanha e Aracruz, ocorreram mutirões para confecção e cumprimento de intimações, oitivas de vítimas e testemunhas e interrogatório de homens investigados por prática de crimes resultantes de violência contra a mulher. 

Estas ações para o enfrentamento à violência contra a mulher ocorrem em âmbito nacional, durante todo o mês de fevereiro e início de março, sendo comandadas pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). No Espírito Santo, foram coordenadas pela Divisão Especializada de Atendimento à Mulher. 

Serviço:

 

Programação da Delegacia Móvel do Projeto Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e DEAM'S Itinerante:

14/02 - Alfredo Chaves
15/02 - Anchieta
16/02 - Marataízes
17/02 - Itapemirim
18/02 - Piúma
19/02 - Cariacica
20/02 - Serra
21/02 - Aracruz
22/02 - Linhares
23/02 - João Neiva
24/02 - Ibiraçu
25/02 - Santa Leopoldina

03/03 - Venda Nova do Imigrante
04/03 - Domingos Martins
05/03 - Guarapari
06/03 - Viana

Texto: Camila Ferreira

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini / Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27) 99231-5157
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard