Governo do Estado do Espírito Santo
19/05/2023 11h19 - Atualizado em 19/05/2023 15h23

Polícia Civil apreende mais de uma tonelada de drogas que seriam distribuídas na Grande Vitória 

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da equipe do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), apreendeu, na noite da última sexta-feira (12) e madrugada de sábado (13), uma tonelada de maconha e 20 quilos de crack, no bairro Praia do Sol, em Guarapari, e na região de Vila Nova, em Ibatiba. O motorista do caminhão, de 40 anos, que transportava o crack foi detido. Em Guarapari, os suspeitos que estavam no imóvel realizando a distribuição da droga fugiram no momento da ação policial.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, informou que o Departamento de Narcóticos, durante os últimos três anos, realizou a apreensão de sete toneladas de drogas. "Essas apreensões são extremamente importantes, pois, ao retirar as drogas do mercado de circulação, também reduzimos o estímulo às guerras pelo território e até mesmo a redução dos homicídios nas brigas pelo tráfico. Parabenizo ao Denarc, pois ele trabalha na antecipação desses eventos críticos", disse o delegado-geral. 

O chefe do Departamento Especializado em Narcóticos, delegado Tarcísio Otoni, destacou que o Denarc funciona como um verdadeiro observatório das drogas no Estado do Espírito Santo. "Por isso, está sendo cada vez mais comum a apreensão de grandes quantidades. Estamos trabalhando com inteligência para que os entorpecentes sejam apreendidos antes de serem enviados para o mercado", disse.   

Apreensões

Durante as investigações, a equipe do Departamento Especializado em Narcóticos identificou que as drogas estavam sendo transportadas por meio de um caminhão carregado de melancia, que saiu do Estado de Rondônia com os ilícitos e seriam distribuídos na Região Metropolitana do Estado.

O caminhão foi abordado pela equipe na altura de Vila Nova, no município de Ibatiba. "Após a verificação por parte dos policiais, um deles, que é vistoriador, conseguiu verificar que o tanque de combustível do caminhão tinha sinais de adulteração. O policial conseguiu encontrar um compartimento nesse tanque e encontrou os 20 quilos de crack no compartimento", disse a adjunta do Denarc, delegada Larissa Lacerda.

O homem foi autuado por tráfico de drogas interestadual e foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV), onde está à disposição da Justiça. Já a melancia, como é uma carga perecível, foi doada a uma entidade não-governamental, após a autorização da Justiça.

Já na madrugada do último sábado (13), foram apreendidas uma tonelada de maconha, no bairro Praia do Sol, em Guarapari. Durante as investigações, a equipe do Denarc identificou uma residência alugada por traficantes para armazenar e, posteriormente, realizar a distribuição de drogas para facções criminosas da Região Metropolitana da Grande Vitória.

"Os policiais realizaram uma vigília no local e foi constatada uma movimentação suspeita. Percebemos uma intensa entrada e saída de veículos. Após uma grande investigação, conseguimos entrar na residência e foi identificada uma tonelada de maconha”, disse o chefe do Departamento Especializado em Narcóticos, delegado Tarcísio Otoni.

No momento da ação, os investigados se evadiram do local da apreensão por uma mata nos fundos da residência, não sendo alcançados pela equipe policial. Foi instaurado o Inquérito Policial, visando à completa qualificação dos envolvidos e à responsabilização criminal.

Texto: 
Olga Samara Gomes

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Marcelo Rosa
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard