Governo do Estado do Espírito Santo
29/03/2023 13h11

Polícia Civil prende suspeitos de furtarem joias em shopping

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) concluiu o Inquérito Policial, que investigava três suspeitos de furtarem joias de uma joalheria em um shopping na Grande Vitória. O valor das joias furtadas é de aproximadamente R$ 1 milhão. O crime aconteceu em dezembro de 2021

Os investigados pertencem a uma organização criminosa que age em todo país pernoitando em shopping centers para furtar grandes quantidades de joias. Dois suspeitos do crime sendo um de 26 anos e outro de 42 anos foram presos em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelos crimes de organização criminosa e furto qualificado. Um outro suspeito de 24 anos continua foragido.

De acordo com o titular da Deic, delegado Gabriel Monteiro, os criminosos, que são do Estado de Goiás, agiam normalmente em três. O suspeito de 42 anos entrava em um estabelecimento, que ficava ao lado da loja que os suspeitos almejavam furtar e despistava os funcionários do local. Já o outro suspeito de 24 anos vigiava a movimentação dos seguranças do shopping, enquanto o suspeito de 26 anos entrava na loja em que o comparsa já estava e se escondia.

“Quando os funcionários fechavam as portas do estabelecimento, o suspeito de 26 anos continuava lá. Ele, então, rompia a parede que dá acesso ao corredor e conseguia adentrar na loja alvo. Ele interrompia o sistema de alarme e furtava o material. No outro dia, pela manhã, os dois comparsas voltavam ao shopping e com a mesma dinâmica e resgatavam o cúmplice que havia ficado”, contou o delegado.

Após o crime, para não chamar atenção da polícia, os suspeitos embarcaram em um ônibus e seguiam até a Rodoviária de Vitória. O suspeito de 26 anos foi preso no Estado de Goiás. Já o suspeito de 42 anos foi preso no Distrito Federal.  O delegado ainda disse que os suspeitos têm passagem pelo estado do Rio de Janeiro, Maranhão, Goiás, São Paulo e Brasília.

“Aproveitamos para estar reforçando o pedido e a colaboração de toda população por meio do 181 (Disque-Denúncia), que é garantido o anonimato, para estar informado a polícia a respeito do paradeiro desse criminoso que vem agindo em todos os estados da federação”, disse o delegado.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, ressaltou a importância da prisão.

“Eles são especializados e agem na calada da noite. Eles furtam esses objetos, que são joias, ouro e pedras preciosas.  Esse material é fácil de ser comercializado e aquelas peças de ouro são logo derretidas. Então, a dificuldade de recuperar esse material é muito grande. Por isso, a importância de prender essas pessoas é fundamental, para tirar eles de circulação e evitar que eles deem esse prejuízo ao comércio”, afirmou o delegado. 

 

Texto: Patrick Pereira 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Olga Samara / Patrick Pereira

(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 

comunicapces@gmail.com

 

Tópicos:
Deic
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard