04/02/2022 17h53 - Atualizado em 04/02/2022 18h05

Polícia Civil realiza operação contra venda ilegal de armas de fogo em 09 municípios do Estado

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da 16ª Delegacia Regional de Linhares e da Delegacia Especializada de Armas e Munições (Desarme), realizou, nesta quinta-feira (03), uma operação policial de combate ao comércio ilegal de armas de fogo e munições no Estado. Vinte e um mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a ação dos policiais.

As diligências contaram com apoio das Superintendências de Polícia Regionais Norte (SPRN) e Noroeste (SPRNO), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), 18ª Delegacia Regional de São Mateus e Gerência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

A operação foi empenhada a partir de investigações iniciadas pela 16ª Delegacia Regional de Linhares. “Começamos a investigar após recebermos a informação de que criminosos estariam realizando a compra de armas de fogo no nome de pessoas que não tinham passagens pela polícia e, posteriormente, este armamento era repassado aos grupos criminosos. Fizemos uma compilação destes nomes e começamos a investigar, e descobrimos que mais de 40 armas de fogo haviam sido adquiridas de forma legal e repassadas para estes grupos”, relatou o titular da 16ª Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo.

A investigação em Linhares começou em junho de 2021 e, até o momento, somente neste município, 15 indivíduos foram presos em flagrante e mais de 20 foram indiciados pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, posse ilegal de arma de fogo, comércio ilegal de armas de fogo e formação de quadrilha.

Buscas em nove municípios

A constatação de que a rede criminosa se expandiu para além dos limites do município levou ao compartilhamento da investigação com a Delegacia Especializada de Armas e Munições (Desarme), que ampliou os levantamentos, com o apoio da Diretoria de Inteligência da PMES. O resultado foram as buscas realizadas, nessa quinta-feira (03).

As diligências foram realizadas em nove municípios, localizados nas regiões norte e noroeste do Estado e Metropolitana da Grande Vitória, e resultaram na apreensão de nove armas de fogo, munições, um veículo clonado. Três pessoas foram autuadas em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, posse ilegal de arma de fogo e receptação e liberadas para responder em liberdade após o pagamento de fiança. Outras pessoas identificadas durante as buscas poderão responder por crimes como porte ilegal e comércio ilegal de arma de fogo.

Os levantamentos iniciais indicavam que os investigados compraram mais armas do que as efetivamente encontradas. Dos armamentos procurados, 17 não foram localizados nos endereços dos proprietários. O delegado titular da Desarme, Christian Waichert, explicou que este resultado era esperado.

“A pessoa que tem autorização para posse de arma de fogo deve mantê-la em casa ou em seu local de trabalho, ela não pode andar com a arma. Essa operação foi realizada com cunho fiscalizatório e investigativo, pois nossos levantamentos já indicavam que pessoas estão comprando as armas legalmente e vendendo posteriormente, de forma ilegal. A partir do momento em que as armas não são encontradas, a pessoa passa a ser suspeita e será investigada pela Polícia Civil”, relatou o delegado.

A investigação segue em andamento e outras operações como esta podem ser realizadas. A população pode contribuir com informações de forma anônima por meio do Disque-Denúncia 181, que também tem um site em que é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, o disquedenuncia181.es.gov.br.

Texto: Rachel Nunes, estagiária da Assessoria de Comunicação SESP

Atendimento à Imprensa: