Governo do Estado do Espírito Santo
11/12/2025 16h24

Policial Civil do Deic conclui Curso de Progressão em Áreas de Alto Risco (CPAAR) da PMES

Um Oficial Investigador de Polícia (OIP), lotado no Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), concluiu, com êxito, o 1º Curso de Progressão em Áreas de Alto Risco (CPAAR), promovido pela 12ª Companhia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A cerimônia de formatura ocorreu na noite dessa terça-feira (09), no Pavilhão de Carapina, na Serra.

Entre as autoridades presentes, estiveram operadores da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), que compareceram para prestigiar o policial civil recém-formado.

O curso teve início em 17 de novembro e teve duração de 21 dias, totalizando 190 horas/aula. Ao todo, 35 alunos iniciaram a formação, porém apenas 29 concluíram, após uma rotina intensa e exaustiva de instruções. Os participantes vivenciaram módulos predominantemente práticos, voltados à preparação de operadores para ações e operações policiais em ambientes de alto risco.

Na última semana, foi realizado o estágio operacional, que envolveu exercícios em condições reais nos morros do município de Vitória. Os alunos foram avaliados em cenários dinâmicos, muitas vezes sob iminência de confronto, exigindo a aplicação precisa de toda a doutrina aprendida.

A capacitação teve como proposta o aperfeiçoamento de técnicas e táticas voltadas às demandas operacionais locais, abrangendo disciplinas como: Progressão em Área de Alto Risco, Técnicas Individuais, Técnicas de Invasão a Edificações e Ambientes Confinados, APH de Combate, Atirador Designado, Patrulha Rural, Técnicas e Tiros com Pistola e Fuzil, Embarque e Desembarque com Avanço e Retração em Aeronaves e Embarcações Marítimas, entre outros conteúdos essenciais.

Cláudio Federici Guimarães, 40 anos, tornou-se o quarto policial civil a concluir o CPAAR, sendo o primeiro sob a nova grade curricular.

“Participar desta formação foi uma experiência única. Como aluno, fui exigido ao máximo e, em contrapartida, recebi instruções de excelência por parte do corpo docente. Esta capacitação é fundamental para nossa atuação no combate diário à criminalidade e na resolução de crises”, destacou o policial.

A participação do servidor no curso foi incentivada pelo chefe do Deic, delegado Gabriel Duarte Monteiro, que tem promovido a constante troca de conhecimentos e o aprimoramento técnico dos operadores de segurança pública sob sua gestão.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard