23/04/2018 17h06 - Atualizado em 23/04/2018 17h17

Delegadas se reúnem para discutir os rumos da nova Divisão Especializada de Atendimento à Mulher

As 16 delegadas que compõem a recém criada Divisão Especializada de Atendimento à Mulher estiveram reunidas na tarde da última sexta-feira (20) com o delegado geral da Policia Civil, Guilherme Daré. A reunião aconteceu no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória, e teve como objetivo esclarecer como será o funcionamento da nova Divisão.

Na ocasião, o delegado geral destacou a importância da participação das representantes das Delegacias da Mulher de todo o Estado na nova estrutura da PC. “A ampliação da atuação da Polícia Civil é mais uma conquista da nova lei de reestruturação. É um indicativo de que o Governo do Estado está com um olhar especial em relação a essa causa, pois as Delegacias de Mulheres fazem parte do projeto de governo. Por isso, quando o grupo está fortalecido, toda sociedade e a Polícia ganham. Para isso, busquem sempre fortalecer a relação entre vocês. Estamos com um grupo forte e novo que vai apresentar uma gestão e um olhar diferente em relação à causa”, destacou.

A chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Claudia Dematté, também reforçou a ideia da necessidade de atuação em conjunto entre todas as Delegacias Especializadas da Mulher (Deam’s) e o Plantão Especializado da Mulher (PEM), que – com a reestruturação – voltam a fazer parte da Superintendência de Polícia Especializada (SPE).

“A criação dessa divisão é uma grande conquista das mulheres no Estado.  Com essa inovação, a Polícia Civil do Espírito Santo passa a acompanhar a tendência nacional em olhar para essa causa com mais afinco. Para mim, em especial, é uma honra estar como chefe dessa Divisão. Por anos eu atuei na Deam  de Vitória e  sei de todos os desafios que vocês enfrentam diariamente. Porém, com a criação da Divisão eu acredito que as coisas já estão melhorando e a tendência é ficar cada vez melhor, pois ganhamos mais espaço e visibilidade. Quem ganha com isso tudo é a população capixaba”, ressaltou.

Reestruturação

A Divisão Especializada de Atendimento à Mulher foi uma das novidades criadas pela Lei Complementar nº 892, publicada no Diário Oficial (DIO) do último dia 06, que tratou da reestruturação da Polícia Civil.

Entre as mudanças estão a criação das Superintendências de Polícia Regional Noroeste; Regional Serrana e a Superintendência de Apoio Logístico e Engenharia.  Além disso, a cúpula da instituição ganhou um novo cargo: delegado geral adjunto, ocupado pelo delegado Heli Schimittel.

Agente de Polícia Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes