Governo do Estado do Espírito Santo
11/12/2025 16h26

PCES e EDP realizam operação de combate ao furto de energia em Cariacica

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em ação conjunta com técnicos da EDP e com o apoio da perícia do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), realizou, na tarde dessa terça-feira (09), uma operação de fiscalização para apurar furto de energia elétrica em estabelecimentos comerciais localizados no bairro Santo André, em Cariacica.

As fiscalizações ocorreram em uma distribuidora de bebidas e em uma sorveteria, ambas situadas na região central do bairro.

Durante os trabalhos periciais na distribuidora de bebidas, foram constatadas irregularidades como: tampa da caixa do medidor com lacre, porém passível de abertura; lacre de borne violado; e inversão do cabo de energia, o que impedia o registro do consumo real do estabelecimento.

De acordo com a EDP, a unidade estava com fornecimento suspenso desde 23 de outubro devido a débitos no valor de R$ 3.646,90, além de já ter sido autuada administrativamente em quatro ocasiões anteriores. A ligação irregular foi desfeita pela equipe técnica, e a energia do imóvel permaneceu desligada por inadimplência. O proprietário foi conduzido ao Deic, autuado em flagrante por furto de energia e liberado após pagamento de fiança. O Termo de Ocorrência e Inspeção foi lavrado pela EDP.

Em outro endereço do mesmo bairro, a equipe realizou fiscalização em uma sorveteria, onde novamente foi identificada fraude no medidor trifásico. A instalação tem histórico recorrente de irregularidades, tendo sido autuada administrativamente pela EDP em quatro datas distintas entre 2022 e 2024.

A responsável pelo estabelecimento informou ter assumido o comércio há cerca de um mês e relatou que o antigo inquilino tem contrato de locação vigente até janeiro de 2026. Diante das informações e dos indícios coletados, foi verificado que o locatário anterior seria o responsável pela fraude. A proprietária atual foi conduzida ao Deic para esclarecimentos, e será instaurado inquérito policial por portaria para apuração dos fatos.

Os trabalhos seguirão para conclusão dos procedimentos investigativos pertinentes.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com     

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard