Um Oficial Investigador de Polícia (OIP), lotado no Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), concluiu, com êxito, o 1º Curso de Progressão em Áreas de Alto Risco (CPAAR), promovido pela 12ª Companhia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A cerimônia de formatura ocorreu na noite dessa terça-feira (09), no Pavilhão de Carapina, na Serra.
Entre as autoridades presentes, estiveram operadores da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), que compareceram para prestigiar o policial civil recém-formado.
O curso teve início em 17 de novembro e teve duração de 21 dias, totalizando 190 horas/aula. Ao todo, 35 alunos iniciaram a formação, porém apenas 29 concluíram, após uma rotina intensa e exaustiva de instruções. Os participantes vivenciaram módulos predominantemente práticos, voltados à preparação de operadores para ações e operações policiais em ambientes de alto risco.
Na última semana, foi realizado o estágio operacional, que envolveu exercícios em condições reais nos morros do município de Vitória. Os alunos foram avaliados em cenários dinâmicos, muitas vezes sob iminência de confronto, exigindo a aplicação precisa de toda a doutrina aprendida.
A capacitação teve como proposta o aperfeiçoamento de técnicas e táticas voltadas às demandas operacionais locais, abrangendo disciplinas como: Progressão em Área de Alto Risco, Técnicas Individuais, Técnicas de Invasão a Edificações e Ambientes Confinados, APH de Combate, Atirador Designado, Patrulha Rural, Técnicas e Tiros com Pistola e Fuzil, Embarque e Desembarque com Avanço e Retração em Aeronaves e Embarcações Marítimas, entre outros conteúdos essenciais.
Cláudio Federici Guimarães, 40 anos, tornou-se o quarto policial civil a concluir o CPAAR, sendo o primeiro sob a nova grade curricular.
“Participar desta formação foi uma experiência única. Como aluno, fui exigido ao máximo e, em contrapartida, recebi instruções de excelência por parte do corpo docente. Esta capacitação é fundamental para nossa atuação no combate diário à criminalidade e na resolução de crises”, destacou o policial.
A participação do servidor no curso foi incentivada pelo chefe do Deic, delegado Gabriel Duarte Monteiro, que tem promovido a constante troca de conhecimentos e o aprimoramento técnico dos operadores de segurança pública sob sua gestão.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com