01/10/2013 18h14 - Atualizado em 23/01/2017 22h13

Ação integrada em comemoração ao Dia Internacional do Idoso reúne vários parceiros

idoso 01idoso 01 Representantes de diversas entidades parceiras da Polícia Civil estiveram presentes na Ação Integrada de Proteção ao Idoso realizada pela Delegacia de Atendimento e Proteção às Pessoas Idosas (DAPPI) nesta terça-feira (1º), no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória.

O chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, participou da abertura do evento, que comemora o Dia Internacional do Idoso, e ressaltou a importância de ações como essa, que visam orientar os idosos sobre seus direitos e cidadania.

“Devemos respeitar nossas ascendências e nossas descendências. Elas fazem parte da formação da família. A proteção ao idoso faz parte das políticas públicas da Polícia Civil que pretende revigorar a Delegacia de Proteção às Pessoas Idosas baseando-se na ideia de uma Polícia Civil humanitária, que vai além de apurar crimes. Juntos com esses parceiros, eu tenho certeza que conseguiremos colocar em prática o programa de proteção integral aos nossos idosos”, afirmou Joel Lyrio.

Ele falou sobre a evolução da DAPPI desde sua criação em 2010  até a situação atual. “Em 2011, quando assumi a chefia de Polícia, a delegacia possuía apenas um policial. Reestruturamos a DAPPI, aumentamos o efetivo e entregamos equipamentos, como viaturas, para que os procedimentos pudessem ser feitos e também melhorar o atendimento à população. Existe ainda o projeto de uma nova estrutura para a delegacia, com fácil acesso e maior espaço físico. A equipe também será ampliada  a partir da entrada dos novos policiais que estão em concurso”, explicou o chefe de Polícia.

O titular da DAPPI, delegado Leandro Piquet, disse que a Ação Integrada é o primeiro passo para muitos que ainda estão por vir. “Estamos começando a sair da inércia e com a ajuda de vocês, o nosso trabalho será ainda mais eficiente. A delegacia de Proteção às Pessoas Idosas não serve apenas para registrar ocorrências. Ela também tem o papel de orientar e dar ao idoso a qualidade de vida que ele merece”, disse Leandro Piquet.

Durante a ação, os representantes das entidades explicaram qual a sua função para os demais. “O trabalho em rede entre os parceiros contribui para que a delegacia se torne referência”, encerrou Joel Lyrio. estatuto idosoestatuto idoso

Entre os presentes estavam a vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI), Esther de Andrade Nogueira,  a subsecretaria  Estadual de Direitos Humanos, Conceição de Cássia Almeida dos Santos, o secretário-adjunto de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura da Serra, Cleilson Teobaldo dos Reis, a médica geriatra Waleska Binda Wruck, além de representantes da  Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vitória, do Conselho Municipal de Vitória, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)  de Vitória e de Cariacica, do Núcleo de Violência à Pessoa Idosa da Serra, do Conselho do Idoso de Guarapari e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos dos municípios de Vitória, Serra e de Cariacica.

Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Dalila Travaglia (27) 9607-2978