08/05/2015 18h12 - Atualizado em 11/06/2019 23h53

Aposentadoria é tema de palestra para policiais civis do Estado

pra 001pra 001 Nesta sexta-feira (08), servidores públicos que fazem parte do quadro de pessoal da Polícia Civil do Estado tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas quanto ao tema aposentadoria. Diversas questões que envolvem esse benefício, tais como regras para implementação da aposentadoria, declaração de Tempo de Contribuição (DTC) e abono permanência foram abordadas durante apresentação do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM).

A palestra da autarquia foi uma das atividades desenvolvidas durante a “2º edição do Programa de Reflexão para Aposentadoria (PRA)”, organizado e elaborado pela Divisão de Promoção Social (DPS) da PC.

Delegados, investigadores, agentes, entre outros profissionais, participaram da exposição do IPAJM realizada pela gerente de benefícios, Liane Mara, com apoio da subgerente de Fixação e Revisão, Cleonice Guarnier, e do presidente da Comissão de Justificação Administrativa, Gustavo Capucho. O bate papo ocorreu no Salão Rosa, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.

“Fico feliz por poder conversar e trocar ideias com tantos servidores interessados e atentos a esse tema. Eles e o IPAJM saem ganhando”, disse a gerente de Benefícios, Liane do Instituto.

Durante o evento, realizado das 8 às 15h, além de conversarem e se orientarem sobre questões previdenciárias, os presentes puderam discutir outros tópicos importantes para a preparação para a aposentadoria, entre eles, Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar, e Atividade Física como meio para contribuir na melhoria da Qualidade de Vida.

“A palestra foi esclarecedora. Consegui sanar todas as minhas dúvidas, uma vez que vários pontos importantes foram tratados no decorrer da explanação. Tenho certeza que todos sairão daqui satisfeitos, entendendo melhor seus direitos e deveres em relação à Previdência Social”, disse a delegada Inês Loss. pra 002pra 002

PRA

O programa visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos policiais que estão próximos de completar as condições exigidas para adquirir o direito à aposentadoria.

O PRA conta com orientação previdenciária, planejamento financeiro, além de reflexões sobre saúde e projeto de vida saudável na aposentadoria.

De acordo com a Divisão de Promoção Social (DPS), que é responsável por atuar no campo da atenção psicossocial dos profissionais da categoria, para se candidatar ao programa tem prioridade o policial que preencher, pelo menos, um dos requisitos e na seguinte ordem: receber o abono permanência; ter tempo de contribuição para se aposentar, sendo 25 anos para as mulheres e 30 anos para os homens; faltar, no mínimo, cinco anos para se aposentar; ou ainda ter 60 anos de idade ou mais. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones (27) 3137-9022 e 3137-9023.

Assessoria de Comunicação do IPAJM
Carol Paixão