Governo do Estado do Espírito Santo
29/09/2011 15h09 - Atualizado em 23/01/2017 17h47

Banco de Olhos do Hospital das Clínicas elogia à Polícia Civil

 

 

Na manhã desta quinta-feira (29), a equipe do Banco de Olhos do Hospital das Clínicas (Hucam) prestou uma homenagem à Polícia Civil, através do Departamento Médico Legal (DML). Eles ofereceram um café da manhã em agradecimento e elogio ao desempenho do DML na campanha de doação de córnea.

 

A parceria existe há 13 anos, e os números são animadores. Entre as 1.572 doações realizadas pela equipe do Banco de Olhos durante todos esses anos, 439 foram efetivadas por meio do DML. De acordo com o presidente da instituição, Abraão Garcia Mendes, essas ações objetivam promover a melhora na qualidade de vida dos pacientes portadores de doenças na córnea, através do transplante, com atuação social e humanitária.

Para o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, é preciso ressaltar e dignificar essa luta, para outras pessoas terem vida de valor. E ressaltou a importância de humanizar o Departamento. “O DML sempre foi colocado como um lugar de sofrimento. É preciso saber que dali também sai felicidade e oportunidade”, afirmou.

Segundo a enfermeira do Banco de Olhos, Camila Pedrini Pereira, os diretores, médicos legistas, auxiliares de perícia, peritos, papiloscopistas, além de motoristas e recepcionistas, têm um papel de fundamental importância no processo, no entanto, o pilar de toda a ação é a família.

“É a partir da autorização dos familiares que o Banco de Olhos vai agir. Ela precisa saber da importância e da nobreza do ato, e autorizar a doação, para nós darmos continuidade ao gesto, e fazer outras pessoas enxergarem”, contou.

Banco de Olhos.

O Banco de Olhos foi criado a partir de um convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) – Ufes. Ele funciona 24h/dia na própria Hucam.

O Banco recebe doações, prepara e distribui córneas para transplante. Não há fila para o procedimento aqui no Estado. A pessoa que receberá o tecido, entretanto, é apenas listada no Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e aguarda a marcação da cirurgia pelo médico

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Polícia Civil

Natália Magalhães e Dalila Travaglia

(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024

natalia.ferreira@pc.es.gov.br

dalila.travaglia@pc.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard