Governo do Estado do Espírito Santo
03/08/2012 17h23 - Atualizado em 23/01/2017 19h41

Beto Chaves emociona presentes no Ciclo de Palestra da Acadepol

 

 

 

O segundo dia do Ciclo de Palestras - Acadepol 2012 - foi marcado por emoção. O inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Beto Chaves, contou um pouco da sua experiência operacional, adquirida nas últimas operações como a retomada do Complexo do Alemão pelas forças policiais. A palestra “Papo de Responsa” aconteceu na manhã desta sexta-feira (03), no Palácio Anchieta.

 

 

O “Papo de Responsa” é realizado desde 2003, como um programa voltado para as comunidades com maior vulnerabilidade. Cinco policiais visitam escolas, igrejas e empresas na intenção de interferir, positivamente, nas decisões dos jovens. “É um programa de reaproximação humana. Um diálogo reflexivo para mostrar as responsabilidades de cada um”, declarou.


Para ele, essa é uma ferramenta interna e externa ao ambiente policial, que permite uma escuta saudável e a possibilidade de fala, sem censura ou medo. “A maior riqueza desse encontro é ter a oportunidade de compartilhar informações entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo”, disse.

A iniciativa começou no estado carioca e hoje já percorreu dezenas de estados do Brasil. Beto Chaves já apresentou sua experiência em 14 estados da América Latina e em Israel, de forma voluntária.

Durante o período que passou no Complexo do Alemão, ele vivenciou a temática segurança pública por outra perspectiva. “O trabalho foi um enorme desafio. Arma nessa comunidade é uma transferência de status. O menino em posse desse objeto sai da invisibilidade que lhe é comum”, relatou.

Durante a palestra, os alunos da Academia de Polícia (Acadepol) puderam participar de forma interativa, fazendo perguntas e comentando as experiências do palestrante. Um vídeo com imagens e relatos reais de moradores dos morros emocionou os presentes.

Esteve na ocasião o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, o diretor da Acadepol, delegado Heli Schimmitel, o chefe de gabinete, delegado José Darcy Arruda e demais autoridades.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil - (27) 3137-9024/3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 – (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard