22/10/2014 15h37 - Atualizado em 21/06/2019 18h33

Candidatos ao II COP realizam teste físico nesta quarta-feira (22)

taf cop 22 10 004taf cop 22 10 004 Os 33 candidatos que tiveram suas inscrições aprovadas para participar do II Curso de Operações Policiais (COP) realizaram, nesta quarta-feira (22), o Teste de Aptidão Física (TAF), em Vila Velha. Essa é a segunda fase do processo seletivo que ofereceu 28 vagas. Entre os inscritos estão policiais civis e bombeiros militares.

O titular do Grupo de Operações Táticas (GOT) da Polícia Civil e responsável pelo curso, delegado Eduardo Khaddour, afirmou que a homologação do resultado do TAF acontecerá na próxima quarta-feira (29). “Os candidatos que obtiverem os melhores resultados serão matriculados no curso, que tem data de início prevista para o dia 07 de novembro”, informou o delegado.

Os candidatos foram submetidos a cinco exercícios: Corrida, Flexão de Barra, Abdominal Remador, Flexão de Braço e Natação. O teste de corrida foi feito na pista de atletismo do 38º Batalhão de Infantaria do Exército; a prova de natação foi realizada na Praia da Costa e as demais avaliações aconteceram na sede do GOT.

taf cop 22 10 001taf cop 22 10 001
Para se classificarem, os candidatos tiveram que atingir o mínimo exigido para cada exercício: cinco repetições de flexões na barra; 35 repetições de abdominal remador, em um minuto; 20 repetições de flexão de braço; corrida de 2.200 metros em, no mínimo, 12 minutos e natação de 400 metros em, no mínimo, 15 minutos.

Curso

A segunda edição do Curso de Operações Policiais (COP) tem como objetivo aperfeiçoar e qualificar as condições físicas, táticas, psicológicas e intelectuais dos policiais durante o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão abordando as questões éticas, técnicas, legais e com a garantia e preservação dos Direitos Humanos, atendendo a dinâmica e a transversalidade temática estabelecida pela Matriz Curricular Nacional.

Os candidatos ao COP foram submetidos a duas fases eliminatórias, sendo a primeira a homologação das inscrições pela comissão coordenadora do curso e a segunda a realização do teste de aptidão física (TAF).

taf cop 22 10 003taf cop 22 10 003

O curso tem carga horária de 220 horas e as instruções serão ministradas na sede do GOT, na Acadepol ou outro local pertinente, conforme definição da coordenação do curso. Eduardo Khaddour explicou que todos os policiais serão avaliados permanentemente nas diversas modalidades de instrução e, se alcançarem bom rendimento, serão aprovados e receberão um diploma ao fim do curso.

Fernanda Pontes

Lisandra Melo (27) 99862-4006