06/09/2013 14h44 - Atualizado em 23/01/2017 22h10

Capital do ES recebe investimentos em segurança

O Governo do Espírito Santo tem investido em segurança por meio de ações conjuntas com os municípios do Estado. Em Vitória, mais recursos operacionais auxiliam o trabalho da Guarda Municipal junto à Polícia Militar. Um convênio firmado com a Prefeitura da Capital disponibiliza 100 câmeras de videomonitoramento na cidade, proporcionando mais segurança à população.

Na última semana, pontos comerciais da Capital receberam o serviço Patrulha da Comunidade, projeto implantado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) a fim de reforçar o patrulhamento em áreas comerciais da Grande Vitória.

Os bairros Jardim da Penha, Jardim Camburi, Praia do Canto, Enseada do Suá e Centro recebem o reforço de 44 policiais militares em viaturas e motos que têm a missão de prevenir e controlar os crimes contra o patrimônio em áreas de grande movimentação comercial. O Governo do Estado investiu R$ 6 milhões para implantar o serviço em quatro municípios da Grande Vitória.

No mês de junho deste ano, a Capital também recebeu 20 motos e quatro quadriciclos destinados à Guarda Municipal. Os recursos operacionais têm auxiliado as ações da Guarda Comunitária no combate à criminalidade.

Em maio, um convênio foi firmado com o município para o repasse de 100 câmeras de segurança que serão instaladas em diversos pontos da Capital até o final do ano. A Sesp fornecerá aos municípios equipamentos de radiocomunicação, que estabelecem os circuitos de dados (links) entre a central de monitoramento e as câmeras, software de gerenciamento e armazenamento das imagens, componentes auxiliares, serviços de instalação e treinamento de operadores.

Além de Vitória, mais 15 municípios são beneficiados com a medida que representa o investimento de R$ 41 milhões. O espaço físico para implantação ou ampliação da Central Integrada de Monitoramento (CIM), mobiliários e recursos humanos para executar as atividades de monitoramento das câmeras são de competência dos municípios.

O secretário de Segurança Pública, André Garcia, enfatiza a parceria junto aos municípios para a obtenção de resultados que garantam mais tranquilidade à população.

“Temos reunido esforços e investido em planejamento conjunto com os municípios no combate à criminalidade. Com planejamento que segue as diretrizes do programa estadual de segurança pública, o Estado Presente, conseguimos um marco histórico de reduzir os indicadores de violência no Espírito Santo. Estamos no quarto ano de redução e, devido à capacidade de organização do Estado, temos conseguido mudar esse quadro. Com mais recursos operacionais para auxiliar as ações da Guarda Municipal, com ferramentas tecnológicas, aumento do efetivo policial e planejamento estratégico consolidamos um trabalho de integração que resulta na redução da violência”, diz o secretário.

Unidades Integradas de Polícia (UIP)

O bairro Jardim Camburi irá contar, em breve, com uma Unidade Integrada de Polícia (UIP). O Governo do Estado autorizou a licitação da obra que irá acomodar as polícias Civil e Militar em um mesmo espaço. O local contará com sala de atendimento à população, sala de videomonitoramento, sala administrativa para PC e PM, vestiários masculino e feminino, recepção para preso com banheiro, cozinha, depósito e estacionamento. As unidades foram projetadas dentro dos padrões de acessibilidade, para facilitar o acesso de pessoas com deficiência.

Além disso, unidades da Polícia Civil também foram reformadas, como as delegacias de Jardim Camburi, Santo Antônio e Goiabeiras, que passaram a ter instalações mais adequadas para atender à população. Em 2012, a Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (Deam) de Vitória, recebeu o primeiro plantão 24 horas na unidade especializada que está de portas abertas para atender casos de violência à mulher a qualquer tempo. A unidade conta com profissionais qualificados para esta função.

A contratação de novos policiais também tem aumentado a ostensividade da Polícia Militar nas ruas da Capital e agilizado o atendimento nas delegacias de Polícia Civil. Cerca de 1.100 soldados combatentes estão em formação e passarão a atuar nas ruas no próximo verão. Um novo concurso para a contratação de 2.100 soldados também está em andamento.

Para 2013, cerca de R$ 100 milhões serão investidos na segurança pública como forma de reduzir os índices de violência. A meta faz parte do Programa Estado Presente. Ações conjuntas com os municípios também têm sido priorizadas pelo governo para unir forças no combate à criminalidade.

Assessoria de Comunicação da Sesp
Gustavo Tenório / Sandra Dalton / Natália Magalhães
Telefones: (27) 3636-1572 / (27) 3636-9928 / (27) 3636-1535 (27)
 9961-0214 / (27) 9901-9862 / 9846-1111