Os 30 presos que ocupavam a carceragem da Delegacia de Polícia de Mimoso do Sul foram transferidos para presídios capixaba,dando um ponto final na existência de presos na delegacia do município. A transferência foi realizada na sexta-feira (16). Essa é a 33º delegacia que é desocupada, sendo a primeira deste ano.
De acordo com o Superintendente de Polícia do Interior (SPI), delegado Danilo Bahiense, será mantido o plantão para atendimento de ocorrências na delegacia. “Vamos continuar com o plantão para atendimento ao público por meio do trabalho de investigadores e agentes”, informou.
A inciativa de retirada dos presos das delegacias segue uma tendência das delegacias de todo o Brasil e aqui no Estado foi facilitada a partir da implantação da portaria nº 240-R, publicada em 16 de fevereiro de 2012, pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A portaria, que entrou em vigor no início do mês, trata do acolhimento de presos nos presídios capixabas. A grande facilidade, segundo o superintendente, é que os presos serão recebidos de segunda a segunda sem restrições de horário.
Tal medida veio facilitar na remoção dos presos das delegacias e ainda agilizar o processo de entrada deles nos presídios, destacou Danilo Bahiense. A portaria engloba os presos provisórios, condenados e aqueles que estão cumprindo pena no regime semi-aberto.
Desativações
Em dezembro passado quatro delegacias foram desativadas, sendo elas, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Guaçuí e Alegre. Somente em 2011, 22 carceragens foram desativadas, incluindo as quatro citadas acima. Dentre as 36 delegacias do Espírito Santo, somente em três delas ainda existem presos e a previsão para retirada dos mesmos é para o primeiro semestre deste ano.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27)3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
dalila.travaglia@pc.es.gov.br
fernanda.pontes@pc.es.gov.br