23/02/2011 10h42 - Atualizado em 24/01/2017 00h51

Carnaval de Vitória conta com esquema especial de segurança

Os foliões que pretendem aproveitar os desfiles das escolas de samba no Carnaval de Vitória entre a próxima quinta-feira (24) e o próximo sábado (26) contarão com um esquema especial de segurança. Para isso, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) vai manter a atenção no Sambão do Povo, bairro Mário Cypestre, com a presença reforçada das polícias Militar e Civil.

O publico contará com a presença dos policiais militares de diferentes maneiras. Eles estarão circulando pela área do evento a pé, em viaturas e a cavalos, além de também estarem monitorando em diferentes pontos base de patrulhamento. Já a Polícia Civil preparou um plano para realizar as atividades de Polícia Judiciária no local do evento, visando proporcionar maior dinâmica nos atendimentos das ocorrências.

Polícia Militar

Cerca de 500 policiais militares farão a segurança do público com equipes do 1º Batalhão da PM, da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), do Batalhão de Missões Especiais (BME) e do Regimento de Polícia Montada (RPmont), que reforçarão a presença policial antes, durante e depois dos desfiles. Além disso, o reforço contará ainda com o apoio do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM).

Tanto no local do evento quanto no entorno do Sambão do Povo, militares estarão atentos para preservar a ordem pública. As ações de patrulhamento serão por meio de policiamento ostensivo a pé, em viaturas e em pontos bases de policiamento. Para reforçar a atenção no local, ao todo 12 conjuntos da Cavalaria estarão circulando na área nos dois dias de desfiles.

O trânsito também será monitorado. Militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizarão, na quinta (24), sexta (25) e sábado (26) as ações do Madrugada Viva em diferentes pontos estratégicos. O trabalho será feito em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Para o comandante do 1º Batalhão da PM, tenente coronel Andrey Carlos Rodrigues todos os esforços estarão concentrados para garantir que o público possa aproveitar o evento com tranquilidade. “A Polícia Militar elaborou o planejamento de policiamento pensando na melhor estrutura de segurança para quem for prestigiar o Carnaval de Vitória. Por isso, os três dias de festa contarão com a presença policial e todo o apoio necessário para a prevenção e o atendimento de ocorrências”.

Polícia Civil

De acordo com o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, o objetivo do plano de atuação no Carnaval de Vitória é realizar as atividades de Polícia Judiciária no local do evento, visando a uma dinâmica maior no atendimento das ocorrências, bem como possibilitar um menor deslocamento da Polícia Militar nas ocorrências por ela atendidas.

“A base da Polícia Civil ficará na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Alfredo Pedro Rabioli, em Santo Antônio, nas salas 13, 18 e 19. No local, serão procedidas as lavraturas de autos de prisão em flagrante, termos circunstanciados, registro de ocorrências e orientações à população”, destaca Joel Lyrio.

As equipes serão compostas por um delegado de polícia, dois escrivães e investigadores. Os plantões terão início às 20 horas de cada dia com término às 8 horas do dia seguinte. As atividades do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória também serão mantidas.

Videomonitoramento

Neste ano, a parceria já realizada com a Prefeitura de Vitória trará o apoio do sistema de videomonitoramento do Sambão do Povo. Em tempo real, as imagens captadas pelas câmeras de segurança instaladas em carros, que são monitoradas pela central da Guarda Municipal de Vitória, terão link direto com o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).

Desta forma, o contato da Guarda Municipal com o Ciodes será uma ferramenta a mais para casos que necessitam da intervenção da polícia.

Serviço

- Diante de alguma situação suspeita, o cidadão pode acionar a PM pelo Ciodes – 190. O serviço fica à disposição 24 horas.

- Para repassar informações para a polícia de forma anônima, o cidadão tem o Disque Denúncia como ferramenta de comunicação. Basta entrar em contato pelo 181.

- O Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória - localizado na Rua Construtor Camilo Gianórdoli, 553, Horto - funcionará normalmente.

Assessoria de Comunicação da Sesp
Cláudio Figueiredo/ Talyta Cavalcante