17/05/2016 10h42 - Atualizado em 05/04/2019 18h43

Chefe da Polícia Civil é uma das homenageadas da Comenda Maria Ortiz

A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, foi uma das homenageadas com a comenda “Maria Ortiz”, recebida nessa segunda-feira (16), durante uma sessão solene realizada no Plenário Dirceu Cardoso, da Assembleia Legislativa (Ales), em Vitória.

A homenagem, proposta pelo deputado Luiz Durão em parceria com a deputada Luzia Toledo, teve o intuito de reconhecer o trabalho realizado pelas mulheres capixabas, que se destacaram em vários segmentos e também marcar o “mês das mães”. Ao todo, 32 mulheres foram homenageadas, entre elas, a secretária de Estado da Fazenda, Ana Paula Vescovi.

“É uma honra receber esta comenda. Primeiro, porque é em nome da polícia civil e, segundo, por ser lembrada juntamente com outras mulheres de expressão da sociedade capixaba. Dedico esta homenagem a todas policiais civis do Estado. As mulheres são mais de 1/3 da polícia civil e, diariamente, vem dedicando seu tempo e com bravura enfrentando a violência, em nossas unidades em todo Estado, em prol do cidadão espiritossantensse”, destacou a chefe de Polícia.

Homenageadas:

Aliete dos Santos Baptista;
Ana Maria Paschoalini Valente;
Ana Paula Vescovi – secretária da Fazenda;
Celita Ferreira da Silva – educadora social;
Cristhine Samorini;
Dalva Silva Souza;
Elizabeth Yazeji Hadad;
Eluza Xavier;
Flavia Cysne - prefeita de Mimoso do Sul;
Flávia Rodriguez da Veiga;
Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno - chefe da Polícia Civil;
Janete Cortes de Souza Cavalcante – educadora;
Jurema Tonini dos Santos;
Lucélia Pin Ferreira da Fonseca – ex-secretária de Agricultura de São Gabriel da Palha;
Marcia de Lima Cruz;
Maria Albertina Menegardo Freitas – prefeita de Rio Novo do Sul;
Marilene Mayfrend Noronha;
Marlene Felisberto Fiorot;
Marlene Porcheri Amaro;
Marlene Webber;
Marly Aires de Alencar;
Mirian Scárdua;
Natércia Lopes;
Norma Ayub Alves;
Olinda Matedi Giuriato;
Renata Rasseli;
Rosa Maria Caser Venturim – ex-secretária de Educação de São Gabriel da Palha;
Rosane Ernestina Mageste;
Silvina Fundão Pena – dona de casa;
Simony da Rosa Garcia – jornalista e radialista;
Solange Siqueira Lube;
Vanessa Leal Tavares Barbosa.

Comenda Maria Ortiz

Os feitos da capixaba Maria Ortiz se tornaram conhecidos em todo o país e, por isso, ela é considerada a primeira heroína brasileira. Ela ajudou a expulsar os holandeses que tentavam dominar Vitória em 1625, encorajando os demais moradores a usar, entre outras táticas, água fervendo para jogar nos invasores. Maria Ortiz tinha 21 anos de idade na época.

A comenda foi batizada com o seu nome para homenagear mulheres com a atuação reconhecida em vários setores no Espírito Santo, tais como ciências, artes, literatura, esportes, comércio, indústria, agricultura, organização da sociedade civil, educação, saúde, religião, ciências jurídicas e direito das mulheres.

Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes