24/02/2016 16h59 - Atualizado em 04/06/2019 18h56

Chefe de Polícia apresenta projeto que visa melhorar o atendimento nas delegacias do Estado

chefe regionais sprm 23 02 001chefe regionais sprm 23 02 001 A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, reuniu-se na manhã dessa terça-feira (23) com os responsáveis pelas Delegacias Regionais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari para apresentar e discutir as diretrizes do projeto “AproximAção. A reunião foi realizada na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.

“Este projeto foi pensado a partir das sugestões que os policiais civis deram durante o planejamento estratégico da instituição realizado no ano passado. Ele tem como objetivo a promoção de melhorias no atendimento e no acolhimento do cidadão e de toda a sociedade que utiliza os serviços da Polícia Civil. Algumas ações já estão sendo desenvolvidas nas unidades da Grande Vitória, mas nossa ideia é que o projeto seja implantado em todo o Estado”, ressaltou Gracimeri.

O projeto está sendo desenvolvido sob cinco aspectos: Diagnóstico, Valorização Profissional, Capacitação, Estrutura, Fortalecimento da identidade institucional e Aproximação com a comunidade.

Durante a reunião, a chefe de Polícia o ouviu as demandas e conheceu um pouco mais a realidade das cinco Delegacias Regionais que compõem a Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM). Na ocasião, os delegados apresentaram as deficiências e a estrutura funcional de suas respectivas unidades.

chefe regionais sprm 23 02 002chefe regionais sprm 23 02 002
Gracimeri afirmou que algumas ações do projeto já estão em andamento, como é o caso das reformas das delegacias. “Os projetos das novas unidades estão sendo elaborados de acordo com a realidade do atendimento da Polícia Civil. Uma das novidades será a separação no atendimento às ocorrências de acordo com cada demanda”, afirmou.

De acordo com a chefe de Polícia, algumas delegacias já possuem projeto de reforma e só estão aguardando a licitação para ver qual será a empresa que vai realizar a obra como é o caso da 2ª Delegacia Regional de Vila Velha e do DP de Cobilândia. Outras obras já foram autorizadas e os projetos estão em fase de elaboração como é o caso da 1ª Delegacia Regional de Vitória e do DP de Jardim América.

Projeto “AproximAção”

O projeto faz parte dos resultados alcançados no Fórum de Planejamento Estratégico realizado em junho do ano passado. Para sua criação, foi feito um diagnóstico para captação de informações a respeito da qualidade do atendimento e a satisfação dos policiais. Duas unidades foram escolhidas para serem utilizadas como objetos da pesquisa: o 6º Distrito Policial de Jardim Camburi e a 3ª Delegacia Regional da Serra. Os critérios usados para a escolha das unidades foram: demanda e estrutura de funcionamento. Os dados obtidos foram analisados pela equipe de policiais civis que atuam na Divisão de Promoção Social (DPS) da Polícia Civil.

Além das reformas das unidades previstas no aspecto “estrutura”, também traz a criação de um Procedimento Operacional Padrão (POPs). Esse estudo está sendo elaborado pela Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM) e está relacionado à padronização do atendimento dos policiais. “A partir de sua elaboração, os policiais atenderão as ocorrências de forma igual em todo o Estado, o que favorecerá a melhoria do atendimento e o fortalecimento da nossa imagem diante da sociedade”, avaliou Gracimeri.

chefe regionais sprm 23 02 003chefe regionais sprm 23 02 003
A valorização profissional e a capacitação também são assuntos que estão sendo trabalhados pelo projeto “AproximAção”. Algumas ações já foram realizadas pela DPS como a palestra sobre alimentação e vida saudável, em abril do ano passado, e as campanhas do Outubro Rosa e a do Novembro Azul todas voltadas para a melhoria da qualidade da saúde do policial. Cursos sobre Investigação Policial e sobre Uso e Manuseio de Arma de Fogo também foram oferecidos no ano passado.

Além desses, Gracimeri informou ainda que está construindo uma parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). “Nosso objetivo é que ela forneça aos policiais civis os cursos de capacitação para melhoria no atendimento e acolhimento ao cidadão”, concluiu a chefe de Polícia.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes