31/03/2011 16h57 - Atualizado em 24/01/2017 00h52

Chefe de Polícia Civil participa de solenidade na Câmara Municipal da Serra

A Câmara Municipal da Serra (CMS) prestou uma homenagem nesta quarta-feira (30) às mulheres capixabas que contribuíram para o desenvolvimento do Espírito Santo. A sessão solene foi uma alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente em 8 de março, e foi proposta pela vereadora Lourência Riani (PT).

Ela iniciou a sua fala ressaltando a importância de ter uma delegada mulher à frente dos trabalhos da Delegacia da Mulher, na Serra. “A luta das mulheres está maior, mais vítimas passaram a denunciar. Ter uma delegada para atender a mulher vítima de violência, para ouvir, faz um diferencial muito grande, porque ela chega lá e tem tranquilidade para falar de toda a violência que ela sofreu”, acredita.

Nas comemorações da data em 2010, a Câmara Municipal da Serra votou e aprovou a Lei que doou a área de terra para a construção das duas delegacias - a da mulher e a da DPCA. “Vencemos essa parte, agora precisamos que a prefeitura da Serra mande para o Governo do Estado as documentações, as escrituras, porque sem as escrituras não se pode buscar recursos federais, não se pode construir”, pontuou a parlamentar.

A vice-prefeita da Serra, Madalena Santana, disse que desde ano passado o município luta para viabilizar a construção da delegacia. “Eu quero me colocar à disposição para o que for necessário para viabilizar a estrutura do terreno o mais rápido possível para que, no ano que vem, estejamos aqui comemorando mais essa vitória”, ressaltou.

Já Laurinha Fortunato, da AMU, comentou que para chegar à presidência da República, a trajetória da mulher foi de muitas lutas e caminhadas. “Chegará um dia em que vamos participar de uma sessão solene para comemorar e não falar de violência. Nós sugerimos que as secretarias de Educação e da Saúde trabalhem em parceria com a secretaria da Mulher, pois acredito que só assim poderemos chegar aqui no próximo ano e comemorar”, sugeriu Laurinha.

Nazareth Pimentel, secretária de Política das Mulheres, falou da importância da pasta para o município. “Ela é nova, mas com muitos desafios pela frente. Quero dizer que pra nós é um grande desafio, estou à frente da secretaria da Mulher e precisamos de todos os Poderes, e de todas as secretarias, para que possamos vencer a cada dia”, frisou.

Joel Lyrio, delegado chefe da Polícia Civil, disse que a força da mulher se inicia desde infância, da adolescência, e que é um retrato de uma geração que está crescendo e que vai influenciar outras gerações. “Quero registrar aqui hoje, principalmente para as mulheres, uma abraço do nosso governador Renato Casagrande, que prioriza a política voltada pra a inclusão social. Nós, da Polícia Civil, gostaríamos de trazer hoje pra mulheres um grande projeto que não fosse somente a delegacia da mulher, mas sim, uma proposta voltada para a geração de emprego e renda, de qualificação profissional”, salientou.

O delegado falou da estrutura atual para atender as mulheres, e lamentou o número elevado de crimes contra elas. “Temos cinco delegacias em Vitória, uma Delegacia da Mulher. Só para se ter uma ideia, em 2010, obtivemos 8508 boletins de ocorrências. Na Serra, no mesmo período, as ocorrências foram 1295. Já em 2011, até a semana passada, já passavam de 1946 ocorrências na Delegacia de Mulheres da Grande Vitória. O projeto da nova delegacia será o primeiro projeto inovador voltado para as mulheres, isso é de suma importância, porque elas terão todo atendimento necessário, uma grande vitória para município da Serra”, disse.

Cultura

A apresentação cultural ficou por conta da peça “Umas e Outras”, do projeto social Padre Xavier, que relata como as feminidades das mulheres passam por várias gerações com diversas fases do universo feminino. No encerramento da sessão, a poetisa Angelina Reis declamou uma poesia e foram iniciadas as entregas de flores e de uma placa comemorativa a cada homenageada presente. A sessão solene durou cerca de três horas e foi acompanhada por aproximadamente 350 pessoas, que lotaram o Plenário "Judith Leão Castello Ribeiro".

Confira a lista das homenageadas:

Aldenísia Ferreira Salles

Aparecida Fernandes de Souza Bungestab