Governo do Estado do Espírito Santo
07/04/2016 14h02 - Atualizado em 20/05/2019 17h56

Chefe de Polícia discute metas para redução de Crimes Letais Intencionais no Estado

reuniao metas crimes letais intencionaisreuniao metas crimes letais intencionais Para dar continuidade ao planejamento estratégico definido para a Polícia Civil, a chefe de Polícia, Gracimeri Gaviorno, reuniu-se na manhã desta terça-feira (05), com os responsáveis pela Superintendência de Polícia Especializada (SPE), pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), pela Divisão de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (DRCCP) e pela Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes (Deten) para discutir os planos preventivos que serão utilizados no intuito de atingir metas estabelecidas em um dos quatros eixos bases do planejamento.


Com objetivos alinhados às diretrizes estabelecidas pela Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Sesp), a chefe de Polícia apresentou o guia prático de planejamento e projeções- exercício 2016, elaborado pela Sesp. Utilizando-o como referência, Gracimeri discutiu os indicadores alcançados neste primeiro trimestre pelas unidades da Polícia Civil.


Na ocasião o superintendente de Polícia Especializada, delegado Josemar Sperandio, o chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) delegado José Lopes, o chefe da Divisão de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (DRCCP), delegado Guilherme Daré e o titular da Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes (Deten), delegado Welinton Lugão, apresentaram as estratégias que vem sendo utilizadas no enfrentamento à violência bem como para a redução dos índices dos Crimes Letais Intencionais (CLI), demonstraram os desafios que vem sendo ultrapassados para a conquista dos resultados e propuseram algumas sugestões entre elas a ampliação do trabalho integrado entre as unidades da Polícia Civil bem como com a Polícia Militar.


“A partir dessas informações repassadas pelos responsáveis por essas unidades, nós vamos adequando e ampliando nossas estratégias para conseguirmos alcançar o nosso objetivo em prol da prestação do melhor serviço para a população capixaba”, afirmou Gracimeri.


Outras ações


Outro avanço no enfrentamento ao tráfico de drogas no Estado foi a assinatura do termo de cessão do terreno para a construção da nova unidade da Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes (Deten), no último dia 1º pela a chefe de Polícia.O terreno foi cedido pela Prefeitura da Serra e a assinatura foi realizada no gabinete do prefeito do município, Audifax Barcellos. O terreno, que possui 1.440,00 m², está localizado no Bairro Praia da Baleia, na Serra. Com a nova estrutura, Gracimeri acredita que a Polícia Civil dinamizará a metodologia de trabalho em relação ao enfrentamento e prevenção ao tráfico de drogas. “Essas ações permitirão não só mais eficiência policial em relação ao problema do uso e tráfico de drogas no Estado, mas também resultará na diminuição dos índices de homicídios que, em grande parte, são motivados pelo envolvimento com tóxicos e entorpecentes”, destacou.


Dento do contexto do planejamento estratégico, a Polícia Civil também está desenvolvendo o projeto “AproximAção” cujo objetivo é promover melhorias no atendimento e no acolhimento do cidadão e de toda a sociedade que utiliza os serviços da Polícia Civil. Algumas ações já estão sendo desenvolvidas nas unidades da Grande Vitória, mas a ideia é que o projeto seja implantado em todo o Estado.


O projeto está baseado em cinco aspectos: Diagnóstico, Valorização Profissional, Capacitação, Estrutura, Fortalecimento da identidade institucional e Aproximação com a comunidade.



Fórum de Planejamento Estratégico da Polícia Civil 2015-2018

 

Cerca de 200 policiais participaram do Fórum de Planejamento Estratégico da Polícia Civil 2015-2018 realizado nos dias 23 e 25 de junho de 2015, no auditório da ArcellorMittal, na Serra. Na ocasião, os policiais fizeram propostas que vão orientar os rumos da Polícia Civil até o ano de 2018.

 

O planejamento estratégico será alinhado com as orientações do Planejamento do Governo e segue as diretrizes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e as necessidades das melhorias da Polícia Civil. Os trabalhos foram desenvolvidos com foco na gestão participativa e na responsabilidade compartilhada, tornando fundamental a colaboração de todos.





Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Texto: Fernanda Pontes

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
Paula Lima (27) 99846-1111
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard