25/05/2015 16h20 - Atualizado em 11/06/2019 23h27

Chefe de Polícia é condecorada com a medalha “Vasco Fernandes Coutinho”

desfile colonizacao 23 05 002desfile colonizacao 23 05 002 Durante o desfile cívico-militar realizado nesse sábado (23), que marcou as comemorações dos 480 anos do município de Vila Velha, a chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, foi homenageada com a medalha “Vasco Fernandes Coutinho”, concedida pela Polícia Militar e foi entregue pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia.

Outras autoridades também foram prestigiadas com a medalha, entre elas o secretário da Casa Militar, coronel José Nivaldo Campos Vieira, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Domingos Augusto Taufner e o chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Marco Antônio Bicalho.

Tradicionalmente concedida no dia 23 de maio, a medalha “Vasco Fernandes Coutinho” representa, para a Polícia Militar, um reconhecimento aos militares pelos valiosos serviços ou ações meritórias prestadas à corporação ou à sociedade capixaba. No caso das autoridades civis, a homenagem cabe àqueles que se destacaram na vida pública ou que tenham prestado serviços considerados de excepcional relevância.

desfile colonizacao vv 23 05desfile colonizacao vv 23 05
PC no desfile

Pelo quarto ano consecutivo a Polícia Civil esteve presente no desfile cívico-militar de Vila Velha e que reuniu centenas de pessoas nesse sábado (23), na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro da cidade.

Onze policiais civis divididos em três viaturas, três motos e um furgão participaram do desfile, que é considerado o ponto alto do aniversário e marca a transferência da capital do Espírito Santo para Vila Velha. Representantes do Exército, da Marinha, da Polícia Militar, de escolas municipais e outras instituições também participaram do evento.

desfile colonizacao vv 23 05 001desfile colonizacao vv 23 05 001

Outras participações

Em 2014, a Polícia Civil participou do evento com 24 policiais civis e contou também com a presença de algumas crianças. A primeira participação dos policiais civis no desfile foi no ano de 2012. Ao todo, 27 policiais, quinze viaturas, sendo duas da Divisão de Homicídios para Proteção à Pessoa (DHPP), duas blazers e onze do Grupo de Operações Táticas (GOT) da Polícia Civil participaram do evento.

Aniversário de Vila Velha

A data 23 de maio marca o dia da chegada dos portugueses na Prainha, no ano de 1935, comandados por Vasco Fernandes Coutinho e que resultou na fundação da povoação de Vila Velha. Vasco Fernandes Coutinho foi o primeiro mandatário da Capitania Hereditária do Espírito Santo, responsável por sua colonização e povoação.

Fernanda Pontes

Marcela Lucci (27) 99846-1111