21/11/2013 18h20 - Atualizado em 06/03/2018 17h37

Chefe de Polícia é homenageado no dia da Consciência Negra

foto chefefoto chefe O chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, foi um dos homenageados pela Câmara Municipal de Vitória em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A solenidade foi realizada na tarde dessa quarta-feira (20), no plenário Maria Ortiz, em Vitória

Ao todo foram homenageadas 36 pessoas. De acordo com o autor da proposta do evento, vereador Wanderson Marinho, o objetivo da sessão foi homenagear pessoas ilustres, negros e negras, que de alguma forma colaboram e lutam para que a desigualdade social não mais entristeça o povo tão sofrido. “A data serve como reflexão em relação à inserção do negro na sociedade brasileira e na batalha que os negros enfrentaram e ainda enfrentam contra o preconceito racial”, ressaltou o parlamentar.

“Historicamente o Brasil possui uma dívida com a população negra, e ser homenageado dentre tantas personalidades é um grande motivo de orgulho. Ressalto que o negro é um ser humano e como tal tem que lutar pelos seus direitos e não deixar ser discriminado por causa da cor da pele”, declarou Joel Lyrio.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira, pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Willian Silva, pelo gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Evandro Pretrocchi, pelo ex- deputado, Cabo Elson e pelo vereador Rogerinho Pinheiro.

Homenageados
Alessandro Lira, Adão Ferreira, Andreia Cristine Soares de Assunção, Carlos Roberto da Silva, Cristina Rocha, Dionísio Alves da Silva, Daniel Inácio da Costa, Dimitri Ribeiro dos Santos, Elson de Oliveira Batista, Elizeu Moreira dos Santos, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, Gustavo de Oliveira Gervásio, Hélio Rosa dos Santos, José Gonçalves Marinho, Jorge Antônio Feliciano de Souza, Joel Lyrio Junior, Lucinéia Monteiro Pereira Soluelo, Marta Lucia Santos Ribeiro Araújo, Manoel Alves, Manuel Benvindo Soluelo, Oscar de Moura, Paulo Pereira Ricardo, Paulo César Fernandes, Paulino Gomes de Souza, Roque Sandro Ferreira de Mattos, Robson Brandão Neves, Samuel Jorge Messias, Thalison Almeida da Silva, Tania Maria Pires e Pinho, Valneide Nascimento dos Santos, Vinícius Simas do Nascimento, Vantuil Lúcio da Costa, Willian Silva, Dalton da Conceição, Jefferson Luis Alves e Ogeni Francisco.

Dia da Consciência Negra
O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder negro que resistiu à escravidão e lutou pelos direitos dos negros.

Fernanda Pontes
Lisandra Melo (27) 9862-4006