27/05/2014 17h27 - Atualizado em 24/06/2019 19h24

Chefe de Polícia participa da abertura de evento que discute segurança nacional em Vitória

evento seguranca 27 05 001evento seguranca 27 05 001

O chefe de polícia, delegado Joel Lyrio, participou na noite dessa segunda-feira (26) da abertura do 1º Diálogo Regional sobre Segurança Cidadã: Os Desafios da Sociedade Contemporânea, no Palácio Anchieta, em Vitória. A abertura do evento foi feita pelo governador Renato Casagrande e teve a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, e demais autoridades.

Temas importantes para a segurança nacional tais como o desarmamento, o controle de armas e munições; a participação de diferentes setores sociais nas políticas públicas de segurança e de prevenção, a conciliação de conflitos entre direitos fundamentais, além da produção de indicadores, transparência e mensuração de desempenho foram discutidos ao longo desta terça-feira (27) durante mesas de discussões que aconteceram no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia, e reuniu mais de 300 participantes.

Evento

O chefe de polícia, delegado Joel Lyrio, também esteve presente nas mesas de discussões desta terça-feira (27). A primeira delas discutiu a intersetorialidade da Política de Segurança Pública e a prevenção social da Violência e teve como palestrantes o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas do Espírito Santo, Álvaro Duboc, o presidente do Conselho Temático de Responsabilidade Social da FINDES, ArcelorMittal, Sidemberg Rodrigues, o coordenador do NEPS da Universidade Federal de Pernambuco , José Luiz Ratton e o presidente da Active Communities Network do Reino Unido, Gary Stannet e como moderador o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Dino Caprirolo.

Ainda pela manhã foi realizada a segunda mesa de discussões na qual os três palestrantes e um moderador falaram sobre a produção de indicadores na Segurança Pública, frisando a importância de transparência e de mensuração de desempenho. O espaço contou com a participação de nomes importantes como os de Pablo da Silva Lira, diretos de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); do diretor de Estudos e Políticas do Estado , das instituições e da Democracia do IPEA do Rio de Janeiro , Daniel Cerqueira; do Oficial de Programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), Nívio Nascimento; e da analista sênior do Instituto Sou da Paz de São Paulo, Carolina Ricardo.

No período vespertino, ocorreram duas mesas: uma para falar da importância de se conciliar aparente conflito entre direitos fundamentais e outra para debater sobre controle de armas e de munições no Brasil e sua correlação com a violência letal.

Também estiveram presentes o superintendente de Polícia Metropolitana, delegado Guilherme Daré, a superintendente de Polícia Técnico-Científica, delegada Gracimeri Gaviorno, o chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado José Lopes, o chefe da Divisão de Repressão aos crimes contra ao Patrimônio (DRCCP), Josemar Spreandio, além de peritos, escrivães e investigadores.

evento seguranca 27 05 002evento seguranca 27 05 002

Participação

Além de profissionais de segurança pública, o público alvo inclui estudantes e professores universitários, gestores municipais, estaduais e nacionais; jornalistas e demais profissionais que atuem na área.

O espaço foi organizado pelo Governo do Espírito Santo, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), e conta com o apoio da Universidade de Vila Velha (UVV) e da ArcelorMittal.

A realização do 1º Diálogo Regional sobre Segurança Cidadã: Os Desafios da Sociedade Contemporânea faz parte da comemoração dos três anos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Em maio de 2011, o Governo do Espírito Santo lançou o Estado Presente com o objetivo principal de priorizar a redução de homicídios por meio de estratégias específicas para cada organização policial e o desenvolvimento de ações e projetos com ênfase na prevenção da violência, fortalecimento da rede de proteção social e melhoria do acesso aos serviços disponíveis em favor de populações historicamente desassistidas.

Fernanda Pontes
Lisandra Melo (27) 99862-4006