21/09/2015 16h07 - Atualizado em 11/06/2019 19h32

Chefe de Polícia participa da formatura do I Curso de Entradas Táticas

formatura got entradas taticas 18 09 001formatura got entradas taticas 18 09 001 Vinte policiais, que atuam em diversas unidades da Polícia Civil, concluíram o I Curso de Entradas Táticas oferecido pelo Grupo de Operações Táticas (GOT) em parceria com a Academia de Polícia (Acadepol).

O encerramento foi realizado na última sexta-feira (18), na sede do GOT, em Vila Velha e contou com a presença da chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, do superintendente de Ações Estratégicas e Operacionais, delegado João Calmon, da chefe de gabinete, delegada Fabiane Coutinho e do responsável pela Assessoria de Informações (ASI) , delegado Jeremias dos Santos.

Durante a solenidade, Gracimeri Gaviorno agradeceu o empenho e a disponibilidade dos policiais que se voluntariaram a participar do curso. “A Polícia Civil fica muito honrada com a dedicação de vocês em prol da instituição e em busca da capacitação que, certamente, será colocada em prática durante as atividades diárias”, disse.formatura got entradas taticas 18 09 005formatura got entradas taticas 18 09 005

Ela também enfatizou a importância do curso principalmente com relação à segurança dos policiais, tendo em vista os riscos inerentes à atividade. “A nossa profissão exige cuidados redobrados com a nossa segurança, dos nossos parceiros e de nossos familiares. Um curso como esse só ressalta o nosso compromisso em cuidar dos nossos policiais”, afirmou.

formatura got entradas taticas 18 09 002formatura got entradas taticas 18 09 002
Para o participante mais velho do curso, o perito criminal especial Adybio Brandão Subtil Junior, 50 anos, sendo 24 deles dedicados às atividades da Polícia Civil, o curso foi de grande importância para as atividades que ele desenvolve no serviço Regional de Polícia Técnico Científica de Colatina. “Nós peritos  vivemos viajando e estamos na rua o tempo todo. Nós vamos em locais de crime e isso envolve um certo risco. Por isso, a oportunidade de participar de um curso como esse é maravilhosa e, certamente, vou repassar o conhecimentos que adquiri aqui aos meus colegas de trabalho”, enfatizou o perito.

Segundo o coordenador do GOT, delegado Eduardo Khaddour, o curso teve como objetivo principal capacitar os policiais tanto no emprego de técnicas eficazes nas atuações do cotidiano policial e no cumprimento de mandado de prisão e busca e apreensão.

“As atividades envolveram a capacidade de concentração, ação e reação, raciocínio rápido, controle de estresse psicológico, trabalho em equipe e domínio das técnicas operacionais dos policiais. A partir de agora, eles estão capacitados para usar corretamente o armamento letal e não letal disponibilizados pela Polícia Civil e serão multiplicadores do conhecimento adquirido nas unidades que atuam”, destacou Khaddour.

formatura got entradas taticas 18 09 006formatura got entradas taticas 18 09 006 O curso

Com carga horária de 60 horas, o curso teve início no dia 14 de setembro e algumas atividades foram realizadas na sede do GOT, em Vila Velha. De acordo com o delegado, o curso visou aperfeiçoar a capacitação dos policiais civis do Estado com relação ao emprego de técnicas eficazes em situações do cotidiano policial, como nas operações para cumprimento de mandado de prisão e de busca e apreensão.

“As instruções desse curso ainda vão permitir uma melhora de rendimento nas situações que envolvam a capacidade de concentração, de ação e reação, de raciocínio rápido, de controle de estresse psicológico, de trabalho em equipe e no domínio das técnicas operacionais”, explicou o titular do GOT.

Disciplinas como: Deslocamento Tático/Aproximação, Cerco e Transposição de Obstáculos, Entradas Táticas, Técnicas Revista Imobilização e Contenção (TRIC) e Armamento e Tiro e Uso de Equipamentos Menos Letal fizeram parte do currículo do curso.formatura got entradas taticas 18 09 004formatura got entradas taticas 18 09 004

Para isso, ele explicou que os participantes foram estimulados a desenvolver uma conduta adequada no que se refere ao trabalho em equipe. “Além disso, irão desenvolver o entendimento sobre a importância do uso legal, moderado e progressivo da força, sempre priorizando a preservação da vida. Ao final do curso, os policiais terão suas ações padronizadas, no que diz respeito às técnicas de aproximação, cerco tático, transposição de obstáculos e arrombamento e, principalmente, o combate em ambiente confinado”, garantiu o delegado.

As vagas foram distribuídas entre a Superintendência de Polícia Especializada (SPE), a Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), a Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais (Saeo), a Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN), a Superintendência de Polícia Regional Sul (SPRS), a Superintendência de Polícia Prisional (SPP), a Superintendência de Polícia Técnico-Cientifíca (SPTC) e a Corregedoria de Polícia.

formatura got entradas taticas 18 09 003formatura got entradas taticas 18 09 003

Fernanda Pontes
Marcella Lucci (27) 99846-1111