28/11/2014 15h34 - Atualizado em 19/06/2019 00h43

Chefe de Polícia participa da inauguração da nova sede da Deacle

nova deacle 28 11 001nova deacle 28 11 001 Na manhã desta sexta-feira (28), o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, participou da inauguração da nova sede da Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), no bairro Mario Cypreste, no Centro de Vitória. A mudança veio com a inauguração do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).

Entre as autoridades presentes estavam o governador do Estado, Renato Casagrande, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, o secretário de Educação do Estado, Klinger Marcos Barbosa Alves, o superintendente de Polícia Especializada(SPE), delegado José Monteiro Junior, o delegado titular da Deacle, Wellington Lugão, o procurador geral de Justiça, Éder Pontes , servidores do poder Judiciário, do Ministério Público e representantes da sociedade civil organizada.

O Ciase foi criado com objetivo de assegurar o atendimento rápido, individualizado e eficaz aos adolescentes por meio de serviços integrados como a Deacle e órgãos do Ministério Público como as Promotorias de Justiça da Infância e Juventude; do Poder Judiciário por meio das Varas da Infância e Juventude e da Defensoria Pública e do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

nova deacle 28 11 002nova deacle 28 11 002
Durante o discurso, Joel Lyrio enfatizou a importância da criação de equipamento público que integrasse várias ações voltadas para o atendimento dos adolescentes e destacou o avanço que a nova estrutura vai proporcionar na humanização do atendimento. “O Ciase representa o processo de integração entre todos os níveis para que possamos nos comunicar e trazer resultados confiáveis para sociedade capixaba. Estamos implementando, de fato, uma política de proteção integral para o adolescente capixaba que merece ser tratado com respeito, dignidade, carinho e atenção. Não vamos apenas atender e tratar os adolescentes, mas também tentar tratar das famílias deles. Isso é política social”, ressaltou.

nova deacle 28 11nova deacle 28 11
O chefe de Polícia destacou o papel da Polícia em relação ao atendimento aos adolescentes. “A porta de entrada no caso desses adolescentes é uma delegacia de polícia. Esse acesso não pode ser de forma repressiva, mas deve ser do cumprimento da lei e do acolhimento. Independente da estrutura física, o que vai nortear nossos caminhos é essa nova metodologia, que não só originária da lei e do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas da consciência de que nós temos que desejar mudar e ver nosso adolescente incluído na nossa sociedade capixaba”, concluiu.

Novo endereço da Deacle:
Rua Engenheiro Manoel dos Passos, 48, bairro Mario Cypreste, Vitória.

Fernanda Pontes

Lisandra Melo (27) 99862-4006