Governo do Estado do Espírito Santo
25/04/2014 15h54 - Atualizado em 24/06/2019 18h14

Chefe de Polícia participa de festa de boas vindas aos novos peritos

festa peritos 25 04 001festa peritos 25 04 001 Na noite desta quarta-feira (23), o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, participou da festa de boas vindas aos novos peritos realizada pela Associação Espírito Santense de Peritos em Criminalística, em Vitória.

O evento contou com a presença de 150 peritos, entre eles os recém nomeados 83 peritos criminais e os seis bioquímicos toxicologistas. Além desses também estiveram presentes o secretário de Segurança e Defesa Social, André Garcia, o secretário de Ações Estratégicas, Álvaro Duboc, o procurador de Justiça, Sócrates de Souza, o superintendente de Polícia Metropolitana, delegado Guilherme Daré, a superintendente de Polícia Técnico-Científica, delegada Gracimeri Gaviorno, o diretor da Academia de Polícia (Acadepol), delegado Heli Schimitel, entre outros.


O chefe de Polícia destacou a importância da interação e a troca de experiências entre os antigos profissionais e novos colegas de trabalho para a Polícia Civil. “Todos os novos policiais civis já estão no curso de formação desde o último dia 14. Antes disso, durante uma semana, eles foram disponibilizados em seus respectivos setores a fim de se ambientar com a nova profissão”, explicou Joel Lyrio.


De acordo com a presidente da Associação Espírito Santense de Peritos em Criminalística, Fernanda Silveira, além de recepcionar os novos profissionais, a solenidade funcionou como um estímulo para os novos peritos. “Acreditamos que essa troca de experiências entre eles seja importante para o desenvolvimento de cada profissional”, disse a presidente.


Fernanda Silveira também destacou que em 2012 ,na gestão do governador , Renato Casagrande, houve um reforço de mais 23 peritos criminais totalizando 74. “A partir da nomeação desses 83 novos peritos criminais, o efetivo passa para 146, ou seja, praticamente duplicamos o efetivo em dois anos. Com esse reforço nos quadros da perícia criminal, a população capixaba, principalmente a do interior do Estado, contará com melhorias nos atendimentos onde são necessários os trabalhos especializados dos peritos criminais”, ressaltou Fernanda Silveira. Ela disse ainda que a entrada do novos peritos vai possibilitar a implantação de novos exames bem como melhorias no atendimento pericial das seções de perícias internas. 

festa peritos 25 04 002festa peritos 25 04 002 “A partir dessas recentes nomeações, o nosso efetivo será superior a três mil policiais, o que significa o dobro de servidores em apenas três anos. Neste Governo, a Polícia Civil deu um passo grande e acredito que estamos no caminho certo. Hoje temos alta capacidade de resposta em nossas investigações, mas ainda temos muito que avançar”, destacou o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio.

 

Concurso
Nessa quinta-feira (24), o Governo do Estado nomeou 40 delegados de Polícia aprovados em concurso público, sendo dois deles pessoas com deficiência. Os novos delegados irão compor a 3ª Categoria do Quadro da Polícia Civil do Espírito Santo.
Em março, o governador do Estado Renato Casagrande nomeou 283 policiais civis, dentre eles escrivães de polícia, peritos, médicos legistas, assistentes sociais e psicólogos.

O cargo que teve maior nomeação foi o de escrivães de polícia que contemplou 150 candidatos sendo oito deles pessoas com deficiência. Na área de perícia foram nomeados 93, sendo 50 peritos criminais incluindo uma pessoa com deficiência, 33 peritos criminais especiais, sendo duas pessoas com deficiência, seis peritos bioquímicos toxicologistas e quatro peritos em telecomunicações. Além desses, 26 médicos legistas, sendo uma pessoa com deficiência, oito assistentes sociais e seis psicólogos passam a compor o quadro da Polícia Civil.

O edital do concurso foi divulgado no dia 25 de janeiro do ano passado e disponibilizou 113 vagas, sendo três para o cargo Delegado de Polícia, 81 para Escrivão da Polícia Civil, cinco para Perito Criminal, uma para Perito Criminal Especial, uma para Perito Bioquímico Toxicologista, sete para Médico Legista, duas para Perito de Telecomunicação, sete para Assistente Social e seis para Psicólogo. Os salários variam entre R$ 4.697,76 e R$ 9.245,15, incluindo a escala especial.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard