O chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio participou na noite desta segunda-feira (16) da homenagem ao Dia do Policial promovida pela a Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Trinta e seis policiais foram homenageados durante a sessão solene que foi realizada no plenário Dirceu Cardoso, em Vitória.
Durante o seu discurso, Joel Lyrio agradeceu a iniciativa dos deputados estaduais Gilson Lopes e Euclerio Sampaio em propor a homenagem. “ O mês de junho é dedicado ao Policial Civil e essa homenagem é um reconhecimento simbólico pois o maior reconhecimento é o trabalho realizado de cada um dos policiais civis. Apesar dos desafios, das vitórias e das angústias o que nós temos de melhor na Polícia Civil são os servidores”, destacou.
O chefe de polícia ressaltou o papel dos policiais civis que estão na ativa e daqueles que já contribuíram com a instituição. “ Devemos nos lembrar sempre daqueles que já lutaram por essa instituição no intuito de trazer a paz social e trabalharam com muito afinco, com muita luta e com muitos desafios na área da segurança pública”, enfatizou.
Entre os homenageados, 10 policiais receberam a medalha “Ewerton Montenegro“ entregue, anualmente, a personalidades ou entidades da sociedade civil organizada, que se destacam na valorização e na defesa dos direitos humanos no Estado. Vinte e seis policiais foram prestigiados com o certificado “Homenagem ao Dia do Policial Civil”.
A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual Euclério Sampaio que considera a data uma oportunidade para a Assembleia Legislativa homenagear os policiais civis. “Apesar de toda a dificuldade para o exercício do cargo, os policiais civis arriscam suas vidas em prol da segurança de nossa sociedade”, destacou.
Dia do Policial Civil
No Espírito Santo, o Dia do Policial Civil é comemorado em 12 de junho, conforme previsto no artigo 253 da Lei estadual 3.400 de 17 de janeiro de 1981. Em outros Estados, a data é comemorada em datas distintas.
A data é uma referência à morte do capixaba Domingos José Martins, herói capixaba que participou como líder da Revolução Pernambucana que foi fuzilado no dia 12 de Junho de 1817, no Estado da Bahia. Domingos Martins é o patrono da Polícia Civil do Espírito Santo.
Homenageados com a medalha:
Aloisio Ernesto Duboc Fajardo
Antônio Marcos Leal
Antônio Tadeu Nicoletti Pereira
Janio Jacinto Araújo
Marcio Lucas Malheiros de Oliveira
Flávio Barbosa da Silva Filho
Jesse James Lemos do Nascimento
João Antônio Magri
Luiz Carlos Cordeiro
Patrick Serrano de Almeida
Homenageados com certificados:
Ademir Buenos Aires Faria
Alcy Cajueiro
Anelise Tavares de Albuquerque Munaldi
Dagmar Custódia Birro
Eduardo Adolpho Velten
Eduardo Nascimento
Emilson Gomes de Oliveira
Faustino Antunes Simões Filho
Jenildo Barcelos Gusmão
Jozemir Loureiro Pereira
Juliana de Campos Arósio Sales
Jurandir Campos do Couto Júnior
Karla do Nascimento Lucas
Kátia Regina Castro Santos
Lucimar Nascimento da Silva
Marcio Luiz Correa de Lima
Marco Antonio Santos
Marcos Rodrigues
Maria de Fátima Puppim
Natália Dalvi Morotti
Robson Nascimento
Robson Paulo
Rosemary Barcellos Paganini
Ruth Morandi Ulbano
Sergio Natali Barradas
Wellington Vello Cremasco Tavares
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Marcella Lucci (27) 99846-1111