01/09/2016 16h54 - Atualizado em 26/03/2019 17h03

Chefe de Polícia participa de lançamento de aplicativo que vai ajudar na segurança pública em Viana

sentinela 01 09 001sentinela 01 09 001 A Polícia Civil, por meio da chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, participou na manhã desta quinta-feira (1º), do lançamento do aplicativo “Sentinela”, criado pela Prefeitura de Viana. O evento foi realizado na Escola de Ensino Fundamental Marcílio de Noronha, no município.

A solenidade contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, do secretário de Defesa Social da Prefeitura de Viana, Ledir Porto, da titular do Distrito Policial de Atendimento a Mulher (DPAM) de Viana, delegada Tânia Zanoli, de policiais militares e civis, além de comerciantes, estudantes e representantes da comunidade.

Para a chefe de Polícia, esse aplicativo é mais uma ferramenta disponível para a população fazer suas denúncias e também para fortalecer o Ciodes- 190 e o Disque-Denúncia-181. “Essas ferramentas são muito importantes no atual momento em que estamos vivendo, pois disponibilizam para população formas de se comunicar com o serviço público colaborando com a segurança pública. Por isso, pedimos a colaboração de todos, pois o aplicativo está aí e vai permitir que a comunicação entre o cidadão e as polícias melhore bastante”, afirmou.

A titular do DPAM, delegada Tânia Zanoli, também destacou a importância do papel da participação da comunidade no uso dessa nova ferramenta. “Esse aplicativo vai nos permitir ampliar o conjunto probatório para oferecer a denúncia ao Ministério Público. Por isso, é importante vocês também denunciarem. Nós podemos ouvi-los preservando o anonimato”, ressaltou.

“Sentinela”

sentinela 01 09 002sentinela 01 09 002
Durante a reunião, o aplicativo foi apresentado pelo diretor de Departamento do Vídeo Monitoramento da Prefeitura de Viana, Uberaldo Shimidt. “Esse aplicativo é mais uma ferramenta para o enfrentamento ao crime e vai em busca do que todos nós almejamos que é a Paz Social. Ele vem para colocar nas mãos do cidadão uma oportunidade para contribuir para essa segurança, como a prevenção e no combate ao crime”, afirmou.

De acordo com Shimidt, o aplicativo é uma ferramenta praticamente sem custo nenhum e atende diversos tipos de ocorrência como: assalto, agressão, acidente e outros tipos. “O cidadão pode baixar o aplicativo pela internet e, diante de qualquer ocorrência, a primeira coisa que o ele deve fazer é acionar o 190 e, em seguida, nos enviar uma mensagem usando o aplicativo, que pode ser um texto, uma foto e até mesmo um vídeo. A partir disso, e por meio do serviço de localização do celular, os operadores que atuam na central de vídeo monitoramento da Prefeitura, vão direcionar um das nossas 40 câmeras de vídeo para monitorar aquela ocorrência”, explicou.

Ele afirma ainda que a Prefeitura disponibilizou internet gratuita em alguns locais do município para facilitar o uso do aplicativo. “O Sentinela não substitui o serviço do 190. Ele é um aplicativo anônimo, pois nós não sabemos quem está enviando a mensagem para a Central de Vídeo Monitoramento, mas saberemos o local de origem por meio serviço de localização do celular que deve estar ativo. Mesmo que não aquela denúncia não seja confirmada, ela terá destinação adequada e será encaminhada para a Polícia Militar e para a Polícia Civil para que eles procedam a apuração daquele ato delituoso”, contou.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes