A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno participa nesta sexta-feira (15) da reunião para discutir o Pacto Nacional de Redução de Homicídios. Proposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), a reunião acontece em Brasília com a participação dos integrantes que compõem o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC).
“Apesar de sua colocação nacional, o Espírito Santo está no sexto ano consecutivo de redução de homicídios. Em 2014, foram registrados 39,5 homicídios por cada 100 mil habitantes. Ainda é um numero desafiador”, avaliou Gracimeri Gaviorno.
A chefe de Polícia levou para reunião algumas das ações que são desenvolvidas pela Polícia Civil no Espírito Santo para o enfrentamento à violência, entre elas o projeto “Homem que é Homem”, voltado para a redução do número de homicídios de mulheres.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SESP), André Garcia, também foi à Brasília na quarta-feira (13) para discutir, juntamente com outros secretários de Segurança do país, as ações para a redução da taxa de homicídios no Brasil.
O secretário André Garcia apresentou os resultados do Espírito Santo, que está no sexto ano continuado de redução de homicídios, e destacou a vontade política do Ministério da Justiça em executar ações unificadas de segurança, envolvendo Estados e Municípios.
De acordo com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o objetivo da reunião é juntar ações operacionais e preventivas típicas de cada Estado para elaborar um programa nacional de combate aos homicídios e demais crimes violentos.
“Precisamos definir um cenário juntos, com ações efetivas para a redução dos crimes violentos no Brasil”, destacou Regina Miki. Um dos desejos do Ministério da Justiça é padronizar o método de como estão sendo contabilizados os homicídios em todos os Estados do Brasil.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Marcela Lucci (27) 99846-1111
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978