01/02/2016 15h49 - Atualizado em 07/06/2019 17h32

Chefe de Polícia visita sede do Centro Integrado de Comando e Controle no RJ

chefe cicc 26 01chefe cicc 26 01 A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, conheceu as instalações do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Rio de Janeiro. A visita técnica teve como objetivo conhecer o local e o modelo de integração adotado pelas forças de segurança pública que compõem o Centro.

Durante a visita, que aconteceu na última terça-feira (26), Gracimeri foi recebida pelo subsecretário de Comando e Controle e delegado da Polícia Federal, Edval de Oliveira Novaes Júnior, e pelo representante da Polícia Civil no CICC, o delegado Aldrin Genuino da Rocha. “Foi uma experiência engrandecedora poder conhecer de perto o funcionamento deste centro, a atuação da Polícia Civil, bem como o trabalho das forças de segurança pública atuando juntas”, disse.

Durante a visita, o subsecretário apresentou à chefe de Polícia toda a tecnologia usada no CICC que funciona como uma base de integração entre Segurança, Inteligência e Defesa e é responsável por receber as chamadas de emergência e monitorar as principais áreas da região metropolitana do Rio de Janeiro por meio de câmeras. “O trabalho integrado dos operadores permite o compartilhamento da informação em tempo real para suportar o processo de decisão, mediante um comando único e consolidado proporcionando uma gestão integrada, coordenada e colaborativa. Dessa forma, problemas de segurança, bombeiros, emergências médicas, com apoio do trânsito e da ordem pública, além das rodovias federais, são resolvidos rapidamente”, afirmou Edval de Oliveira Novaes Júnior.

chefe cicc 26 01 002chefe cicc 26 01 002
A chefe de polícia também destacou a estrutura física e a tecnologia desenvolvidas, exclusivamente, em prol do compartilhamento das informações no CICC. “Pudemos ver que é um projeto completo onde, além de uma central de recebimento de chamados, também funcionam o gabinete de gestão de crises, o setor de estatística e outros ambientes que contribuem com o fornecimento de informações que ajudam a manter o gerenciamento e o uso da informação inerente à operação, possibilitando o acionamento e o controle dos recursos e ações que irão prever, neutralizar ou impedir a ocorrência de riscos ou minimizar seus efeitos”, afirmou Gracimeri.

CICC

Inaugurado em maio de 2013 para ser usado na Copa do Mundo de 2014, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) foi inspirado em modelos integrados de segurança adotados em Londres, Nova Iorque, México e Madri. Nele atuam profissionais de diferentes órgãos do Estado, Município e Governo Federal, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Defesa Civil e Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (Cet-Rio).

chefe cicc 26 01 003chefe cicc 26 01 003
O centro funciona como base de coordenação da segurança pública, onde representantes das forças policiais acompanham 24 horas o que acontece no estado por um telão de cinco metros de altura por 17 de comprimento, com 98 monitores LED.

Em dezembro, as secretarias estaduais de Saúde e de Defesa Civil instalaram uma sala de situação no CICC para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Técnicos das duas áreas discutiram estratégias de ações conjuntas para mobilização em todo o estado. Além disso, o CICC também funcionará como gabinete de crises durante os Jogos Rio2016.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes