21/12/2015 14h43 - Atualizado em 07/06/2019 17h41

Confira as ações da Polícia Civil para o verão

Chefatura PCChefatura PC Para garantir a tranquilidade, a paz social e a segurança aos cidadãos capixabas e aos turistas durante o verão 2016, a Polícia Civil preparou um esquema especial para atender à população durante a temporada. São ações de segurança pública e de imediata garantia de atendimento à sociedade, dentro das atribuições de Polícia Judiciária, que compreenderão toda a faixa litorânea do Espírito Santo, da divisa com o Estado do Rio de Janeiro até o limite com o Estado da Bahia.

As ações foram iniciadas no dia 16 de novembro e seguem até o dia 14 de fevereiro, compreendendo o período do Natal e Ano Novo, os desfiles das escolas de samba em Vitória e o Carnaval. Ao todo, sete superintendências da Polícia Civil estão envolvidas com o esquema e disponibilizaram todos os seus respectivos efetivos para o atendimento.

Entre as ações estão o reforço nos Plantões das Delegacias Regionais que atuarão 24 horas contando com os efetivos ordinários e com o reforço de policiais em regime de escala de serviço extra. As equipes de cada plantão, que terá duração 12 horas, são compostas por delegado, escrivão, investigadores e/ou agentes de Polícia.

Na Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), o atendimento na 5ª Delegacia Regional de Guarapari será reforçado com mais uma equipe de policiais, composta por um delegado, um escrivão e três policiais que vão garantir o atendimento na região.

No município de Serra será implantado um posto de atendimento ao cidadão na sede do 29º Distrito Policial de Jacaraípe, durante as festividades do Reveillon e Carnaval. Já durante os desfiles das escolas de samba de Vitória, o 2º Distrito Policial de Santo Antônio permanecerá de plantão durante os dias do evento.

Na Região Sul do Estado, sob responsabilidade da Superintendência de Polícia Regional Sul (SPRS), a Delegacia de Piúma estará de plantão 24 horas durante o período de Carnaval. Já no Norte, a Delegacia de Conceição da Barra, que faz parte da Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN), também funcionará com reforço de policiais durante o feriado nacional.

SPE e Saeo

Ainda na Operação Verão 2016, estão previstas ações policiais com vistas a coibir práticas delituosas contra o consumidor, prevenir os crimes de fraudes, roubos e furtos. Essas ações serão realizadas pelas unidades da Superintendência de Polícia Regional Especializada (SPE) tais como: Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP), Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa), Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), Delegacia Especializada Tóxico e Entorpecente (Deten), Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor (Decon), Delegacia de Costumes e Diversões (Decodi), Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle) e o Grupo de Operações Táticas (GOT) integrante da Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais (Saeo).

SPTC

Já a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) vai disponibilizar reforços nos plantões das perícias. Na Grande Vitória, o atendimento das perícias criminal e papiloscópia e o realizado pelo Departamento Médico Legal (DML) será reforçado.

Já no interior do Estado, haverá ampliação do atendimento nas perícias que são realizadas nas Delegacias Regionais de Venda Nova do Imigrante, São Mateus, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

Sutic

A Superintendência da Tecnologia da Informação e da Comunicação (Sutic) e demais superintendências vão providenciar a instalação de mais pontos do sistema Delegacia Online (Deon) para utilização pela Polícia Militar com o fim de dar celeridade ao registro do Boletim Unificado (BU).

Fernanda Pontes

Marcella Lucci (27) 99846-1111