23/12/2015 16h16 - Atualizado em 07/06/2019 17h40

Conselho da Polícia Civil encerra as atividades neste ano

conselho 23 12conselho 23 12 A chefe de Polícia e presidente do Conselho da Polícia Civil, delegada Gracimeri Gaviorno, juntamente com os seus conselheiros encerraram, nesta quarta-feira (23), as atividades do Conselho de Polícia neste ano de 2015.

Participaram da reunião a corregedora geral da Polícia Civil e vice-presidente do Conselho da Polícia Civil, delegada Fabiana Maioral, o superintendente de Polícia Técnico-Científica, delegado Danilo Bahiense, o superintendente de Polícia Regional Metropolitana, delegado Cláudio Victor, o superintendente de Polícia Especializada, delegado Josemar Sperandio, o superintendente de Polícia Prisional, delegado Júlio César Oliveira Silva, o superintendente de Ações Estratégicas e Operacionais, delegado João Calmon, o superintendente de Tecnologia da Informação e da Comunicação, delegado Joel Lyrio, o diretor da Academia de Polícia (Acadepol), delegado Heli Schimittel e a secretária executiva do Conselho de Polícia, delegada Ana Cristina Foratini de Lima.

Em 2015, o Conselho da Polícia Civil realizou 39 reuniões ordinárias e uma extraordinária em virtude da entrega das medalhas de mérito realizada durante a solenidade em comemoração ao dia do Policial Civil, no mês de junho.

Durante a sua fala, a chefe de Polícia avaliou as ações realizadas pela Polícia Civil neste ano e agradeceu o empenho dos conselheiros. “Neste ano de muitos desafios, a competência dos gestores foi fundamental para fechar 2015 com melhoria nos índices e alterar as restrições orçamentárias impostas pela atual crise econômica existente no país”, concluiu Gracimeri.

Conselho da Polícia Civil

Criado e incluído na estrutura organizacional da Polícia Civil pela Lei Complementar 04/90 de 17 de janeiro de 1990 e regulamentado pelo Decreto nº 2028-N de 24 de janeiro de 1990, o Conselho da Polícia Civil é um órgão de Direção com caráter consultivo e normativo em matéria referente à manutenção da segurança pública, ao exercício da polícia administrativa, técnica e judiciária, ao acompanhamento e à avaliação das atividades docentes da Escola de Polícia Civil. Entre as atribuições está zelar pelo cumprimento do Código de Ética Policial.

É também um órgão deliberativo e opinativo para as questões ligadas a pessoal, relativas à concessão de recompensas, permissão para afastamentos, prorrogação de prazo de permanência de autoridades policiais nas unidades policiais e aplicação do regime disciplinar como exemplo a designação de uma comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

É composto por 12 conselheiros e uma secretária executiva, sendo a chefe de Polícia a presidente e a corregedora a vice-presidente do Conselho da Polícia Civil.

Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes