O Coral da Polícia Civil de Domingos Martins se apresentou na manhã desta quarta-feira (12) na solenidade de comemoração ao Dia do Policial Civil do Estado do Espírito Santo. O evento foi realizado no auditório Eduardo Ponzo Perez, na Chefatura de Polícia, em Santa Lúcia, Vitória. O grupo, regido pela maestrina Sheila Limão, conduziu o inicio da cerimônia com o hino da instituição e música popular brasileira (MPB).
Estiveram presentes na solenidade o secretário de Segurança André Garcia, o chefe de polícia, delegado Joel Lyrio e o presidente do Sindicato dos Servidores da Policia Civil (Sindipol), Jorge Emílio Leal. O evento foi oferecido pelo Sindipol e contou com homenagens e um café da manhã para os policiais. Demais autoridades, tais como os deputados Euclério Sampaio, Luiz Durão, José Esmeraldo, Gilson Lopes e o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo, Antônio Caudas Brito, prestaram homenagens aos policiais.
O chefe de Policia Civil, Joel Lyrio, ressaltou a importância desta data para os policiais civis. "O policial civil tem um papel importante na sociedade. Os investimentos no seu dia a dia, de suas famílias e colegas de trabalho para manter sua própria tranquilidade, devolve também essa sensação para a população. Precisamos servir de exemplo. Temos que saber a distinção entre o ter e o ser, temos que ser dinâmico, íntegro e valoroso, buscando sempre a segurança da população. E esse sim será o nosso legado”, disse Joel Lyrio.
O secretário de Segurança, André Garcia, enfatizou o papel da Polícia Civil na resolução dos crimes e na diminuição da criminalidade e destacou o trabalho amigável, conjunto e de aprendizado que é desenvolvido pela força policial junto ao Governo do Estado. Já o presidente do Sindipol, Jorge Emílio, disse que "todos são capazes de fazer as coisas acontecerem para ganhar o reconhecimento da sociedade, pois quando somos reconhecidos, resgatamos os nossos valores” disse Jorge Emílio.
Os Policiais Civis do Estado do Espirito Santo comemoram seu dia na data que Domingos José Martins foi preso e fuzilado em 1817. Domingos Martins virou patrono da instituição por ser um herói capixaba e por ter ideais de liberdade conforme o artigo 253 da Lei 3.400 de 17 de janeiro de 1981.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães (27) 9862-4006
Lisandra Melo (27) 9524-9307
comunicapces@gmail.com