Uma operação realizada nessa quarta-feira (28), por policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon), fiscalizou a venda irregular de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha, em comércios de Linhares. Ao todo 16 locais foram vistoriados e uma pessoa foi detida. Também participaram da ação o Corpo de Bombeiros, Procon Estadual, Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem) e Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Segundo o delegado titular da Decon, Wanderson Prezotti, em um estabelecimento comercial no distrito de Rio Quartel, em Linhares, oito botijas de gás foram apreendidos. O dono do local foi autuado em flagrante por infração aos crimes contra a ordem econômica. “O detido está à disposição da Justiça aguardando arbitrar a fiança. O crime tem pena de um a cinco anos de prisão”, disse.
Outros estabelecimentos também foram vistoriados por comercialização de GLP sem autorizações dos órgãos competentes. O Corpo de Bombeiros lavrou autos de infração por armazenagem irregular de botijas de gás em três locais.
Uma distribuidora de gás de cozinha no Centro de Linhares, também foi fiscalizada pela ANP. O comércio foi notificado e responderá processo administrativo. O Procon também fixou multas por ausência de preço e preço exposto de forma ilegível ao consumidor.
De acordo com o delegado, as fiscalizações contra o comércio irregular de GLP continuarão por todo o Estado.
Delegacia do Consumidor (Decon)
Telefone: 3132 1922 – 3132 1921
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
dalila.travaglia@pc.es.gov.br
fernanda.pontes@pc.es.gov.br