Nesta segunda-feira (03) a Delegacia do Consumidor (Decon), em uma ação conjunta de fiscalização com o Procon Estadual, fecharam uma empresa que prometia a revisão da taxa de juros de financiamentos de veículos. No período de um ano, a contar de agosto de 2011, o Procon Estadual recebeu 75 reclamações de consumidores que se sentiram lesados. A empresa prometia entrar com ações judiciais visando à redução das taxas de juros, na grande maioria para compras de veículos e, em muitos desses casos, as ações não foram ajuizadas e outras não obtiveram êxito. A empresa orientava os consumidores a não pagarem suas prestações. Em razão disso, os consumidores eram negativados no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em razão da inadimplência, além de perder seus bens.
Segundo o delegado titular da Decon, Wanderson Prezotti, a empresa captava clientes, mas não entrava com as ações para obter os resultados que ela prometia. Isso gerou insatisfação entre os clientes que procuraram a delegacia para registrar as ocorrências. “Já temos vários boletins de ocorrência contra essa empresa por descumprimento contratual. Um inquérito policial foi instaurado para apurar se houve, por parte da empresa, a prática dos crimes de falsidade ideológica, publicidade enganosa e estelionato”, explicou Wanderson.
O Procon expediu medida cautelar, prevista no Código de Defesa do Consumidor, para suspender a venda de novos contratos de financiamento, pelo período de dez dias, em razão de reclamações apresentadas e também pela inércia da empresa em atender as solicitações e prazos formuladas, incluindo o não comparecimento às audiências de conciliação.
O delegado informa que o proprietário da empresa deverá se apresentar ao Ministério Público para prestar esclarecimentos a respeito da falta de atendimento com relação aos serviços prometidos pela empresa.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
imprensa.pc@pc.es.gov.br