29/01/2015 17h01 - Atualizado em 18/06/2019 23h53

Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei sob nova gestão

nova deacle 28 11 001nova deacle 28 11 001 Entre as mudanças realizadas pela chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, está a Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle). O novo titular, delegado Diego Yamashita, assumiu a gestão da delegacia, que tem como uma de suas atribuições a apuração dos atos infracionais cometidos pelos adolescentes.

Yamashita garantiu que dará seguimento ao trabalho desenvolvido pelos delegados Wellington Lugão e Lorenzo Pazolini. “Vou colocar em prática toda a experiência adquirida nos cincos anos que fiquei na Deten. Grande parte dos adolescentes que são encaminhados para a Deacle possui envolvimento com tráfico de drogas”, afirmou.

Yamashita também falou sobre o desafio de assumir uma Delegacia que lida com conflitos envolvendo adolescentes. “É uma gama de situações muito maior, com as quais vamos ter que aprender a lidar. No entanto, assumir uma unidade que está organizada, como a Deacle, deixa o trabalho mais fácil”, declarou.

O antigo titular da Deacle, delegado Wellington Lugão, assume o lugar do Diego Yamashita na Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (Deten). Lugão afirmou que pretende dar maior efetividade ao combate ao tráfico de drogas, identificar os locais onde o tráfico ocorre com maior incidência e também seus líderes. “Vamos dar continuidade ao trabalho que já era desenvolvido na Deten. Para isso, vamos nos dedicar para saber e entender onde ocorre o maior volume de tráfico e tirar de circulação os responsáveis pelo tráfico, atendendo a expectativa da sociedade capixaba”, ressaltou o novo titular da Deten.

O delegado Lorenzo Pazolini, antigo adjunto da Deacle, passou a ser o novo titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). No lugar dele, assumiu a delegada Larissa Lacerda.

Visita da chefe de Polícia

A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, visitou as instalações da Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), em Vitória.

Durante a visita, realizada na última quinta-feira (22), a delegada aproveitou para elogiar a equipe de policiais que atua na Delegacia. “Os delegados Wellington Lugão e Lorenzo Pazolini estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido aqui na Deacle”, disse Gracimeri.

Atribuições da Deacle

Criada em 1990 com o nome de Delegacia do Menor, que foi modificado para Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), por meio do Decreto nº 1246-R, de novembro de 2003, a Deacle é responsável por atender ocorrências na Grande Vitória, nas quais adolescentes cometem atos infracionais previstos no Estatuto da Criança e do adolescente (Ecriad).

A delegacia tem como atribuições executar medidas preventivas e repressivas às infrações penais praticadas por menores; exercer a vigilância sistemática, promovendo, por iniciativa própria ou por determinação do Juizado de Menores, as medidas de prevenção, repressão, ou ainda de proteção e segurança a elas aplicadas por legislação especial; coordenar e executar atividades de triagem e encaminhamento de menores às instituições e autoridade competentes; organizar, conservar e atualizar o fichário de identificação dos infratores e outras atividades correlatas.

Nova sede

A nova sede da Deacle foi inaugurada em novembro do ano passado e passou a funcionar no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), localizado na Rua Engenheiro Manoel dos Passos, 48, bairro Mario Cypreste, Vitória.

Fernanda Pontes

Marcela Lucci (27) 99846-1111