deten curso sejus 16 07 003 Cerca de 50 alunos do curso de formação de inspetores penitenciários da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), participaram, na manhã desta quinta-feira (16), de uma palestra ministrada pelos delegados Fábio Pedroto e Nilton Abdala que atuam na Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (Deten). Temas como a ‘Toxicologia’ e ‘Causas e Consequências das Drogas’ foram abordados durante o encontro realizado no auditório da Escola Penitenciária (Epen), no Complexo Prisional de Viana.
De acordo com um dos palestrantes, delegado Fábio Pedroto, além de conhecimentos teóricos, os alunos puderam observar a identificação preliminar de certos tipos de drogas e como funciona todo o trabalho policial. “Mostramos a eles como as coisas funcionam desde a lavratura do auto de prisão flagrante com a apreensão das drogas ao exame pericial definitivo, que é realizado por peritos da Polícia Civil”, contou Pedroto.
deten curso sejus 16 07 001
Para o titular da Deten, delegado Wellington Lugão, a integração entre os órgãos é de grande importância. “Esse momento é importante para os alunos, pois, são em ocasiões como estas que eles podem ter noções da atividade de polícia judiciária e também tirarem dúvidas a respeito de diversos procedimentos”, ressaltou Lugão.
Os delegados ainda frisaram que a atuação da Deten não se resume somente à repressão ao tráfico de drogas. “Nossas atividades também tem importante papel de prevenção e encaminhamento de dependentes químicos para um tratamento adequado nos órgãos do Estado”, finalizou o adjunto da Deten, Fábio Pedroto.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Marcela Lucci (27) 99846-1111
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com