26/07/2016 15h30 - Atualizado em 26/03/2019 18h26

Dez pessoas são detidas durante “Operação Integrada 6” no Norte do Estado

A “Operação Integrada 6”, ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil realizada na madrugada desta terça-feira (25), resultou na prisão de oito homens e na apreensão de dois adolescentes infratores. Um dos detidos estava foragido da Justiça, acusado de homicídio triplamente qualificado e tentativa de homicídio, além de ter sido um dos gerentes do tráfico do Morro da Penha, em Vitória. A ação foi realizada nos municípios de Nova Venécia, Vila Pavão e Montanha.

De acordo com os coordenadores da operação, o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Sebastião Aleixo Santos Batista, e o delegado chefe da 17ª Delegacia Regional, Líbero Penello de Carvalho, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, dois de prisão e um de busca e apreensão de adolescentes, expedidos pelo poder judiciário.

Durante as buscas foram apreendidas três armas de fogo (sendo duas garruchas calibre 22, uma espingarda calibre 32 e um simulacro de pistola); 13 munições de diversos calibres; 62 pedras de crack, 64 buchas de maconha e 19 papelotes de cocaína; R$ 617 em dinheiro e R$ 1.700 em cheques; um frasco de éter, uma bisnaga de cloridrato de lidocaína (lidogel), um frasco de ácido bórico; um triturador de maconha e um cigarro de maconha; uma balança de precisão; dois celulares; uma touca ninja e outros materiais.

Os suspeitos e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil dos respectivos municípios.

Redução dos índices de homicídios

Segundo os coordenadores, a região está entre os menores índices de homicídios no Estado, com uma redução significativa no primeiro semestre deste ano. Para o comandante do Batalhão e o delegado chefe da Regional, os indicadores econômicos apresentados no momento nacional são componentes que contribuem para o recrudescimento dos índices de criminalidade.

Integração

Diante do cenário delineado, a queda desses indicadores é fruto da integração entre as duas forças policiais. "Buscamos um trabalho de parcerias entre as Polícias Civil e Militar, realizando diversas operações policiais objetivando reduzir os índices de violência e criminalidade nos nove municípios que abrangem a área. Essa integração vem trazendo resultados positivos e quem sai ganhando é a sociedade”, disseram os coordenadores.

Gustavo Tenório
Coordenador de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública