Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (DPMAPC) realizaram uma ação de fiscalização para coibir crimes ambientais. A ação foi realizada em conjunto com a Cia Ambiental da Polícia Militar, o Iema, Ibama, Idaf e também agentes da EDP Escelsa, e aconteceu em Setiba, no município de Guarapari no último sábado (06). Duas pessoas foram detidas.
Na ação D. A. J., 52 anos, foi visto construindo imóveis em área de proteção ambiental (APA). De acordo com o responsável pela DPMAPC, delegado Diogo de Freitas, o local onde os dois estavam construindo é um loteamento irregular e as obras do empreendimento onde os detidos foram encontrados já haviam sido embargadas pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema). Ainda segundo o delegado uma terceira residência irregular foi localizada, mas o proprietário não estava no local. “Nós conseguimos identificar o proprietário desta última casa e ele será intimado para prestar esclarecimentos”, disse o titular.
Durante a operação, aves silvestres que eram mantidas em cativeiro foram encontradas na propriedade de D. A. J. e apreendidas. Com J. B. M. S. foram encontrados cactos mantidos de forma irregular. Fios de ligações elétricas possivelmente clandestinas foram recolhidos para análise pela Escelsa.
Os detidos foram liberados após serem ouvidos na delegacia. D. A. J. responderá pelo crime de construção irregular e por manter em cativeiro animais silvestres. Já J. B. M. S. responderá por manter ilegalmente produto de origem vegetal.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com