09/01/2013 17h28 - Atualizado em 23/01/2017 20h16

DP de Aracruz agora com plantão 24 horas

A partir dessa segunda-feira (07), a população de Aracruz conta com atendimento 24 horas na Delegacia de Polícia (DP) do município. O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou o serviço que irá beneficiar 82 mil moradores. Várias autoridades compareceram à solenidade realizada na sede da DP, no Centro do município. Entre elas o secretário de Segurança Pública do Estado, Henrique Herkenhoff e o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio.

Aracruz é o oitavo município a ser beneficiado com o plantão 24 horas na delegacia. Para entrar em funcionamento, a DP recebeu reforço no efetivo policial que passou a ser composto por sete delegados, quatro escrivães, 17 investigadores, seis agentes e uma perita. Os investimentos em infraestrutura, tecnologia e reforço no efetivo formam os três pilares que compõem o programa de Governo “Estado Presente”.
A criação das microrregionais bem como a implantação dos plantões 24 horas nas unidades policiais faz parte de uma das metas do programa “Estado Presente”, que tem como um de seus objetivos interiorizar a segurança pública no Espírito Santo.  “A partir de agora, os policiais militares não precisarão mais se deslocar grandes distâncias para entregar uma ocorrência. Os plantões nas microrregionais irão acelerar o processo de investigação já que estarão interligados e possuem capacidade para dar início à elucidação dos crimes” informou Joel Lyrio.
Em setembro, o Governo do Estado deu início à implantação do plantão 24 horas nas nove unidades atendidas pelo projeto. A primeira delas foi a DP de Venda Nova do Imigrante, seguida por Alegre, São Mateus, Barra de São Francisco, Colatina, Guarapari e Linhares.
Plantão 24 horas em Linhares
Também na tarde de segunda-feira (07) foi inaugurado o plantão 24 horas no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares.
Em seu discurso, o governador do Estado, Renato Casagrande, ressaltou a necessidade de desenvolver um trabalho integrado entre diversos órgãos para a redução da criminalidade. Ele ainda falou sobre a implantação dos plantões regionais em delegacias do interior: “A inauguração deste plantão 24 horas só foi possível porque nós contratamos novos policiais e estamos investindo em infraestrutura e tecnologia”, frisou.
Linhares é a sétima unidade a receber o serviço que irá beneficiar os moradores do município bem como os das cidades vizinhas. Dos nove municípios onde está prevista a implantação do projeto, o programa já está em funcionamento em seis: Venda Nova do Imigrante, Alegre, São Mateus, Barra de São Francisco, Colatina e Guarapari. O município de Cachoeiro de Itapemirim também será atendido pelo projeto.

Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Natália Magalhães/Dalila Travaglia