18/08/2011 15h34 - Atualizado em 23/01/2017 17h36

DPJ de Guarapari ganha nova estrutura

O governador Renato Casagrande, o secretário de Segurança Pública Henrique Herkenhoff e o delegado chefe de Polícia Civil Joel Lyrio entregaram à população de Guarapari uma nova Delegacia de Polícia Judiciária, na tarde desta quarta-feira (17). A obra beneficiará uma população de aproximadamente 110 mil habitantes que, no período de verão, pode chegar a 600 mil pessoas, com a chegada dos turistas que visitam a região.

O evento foi prestigiado também pelo vice-governador Givaldo Vieira, pelo prefeito Edson Magalhães, além do presidente da Assembleia Legislativa Rodrigo Chamoun, deputados estaduais, vereadores, autoridades do Poder Judiciário e lideranças locais.

Os investimentos em infraestrutura, como o governador Casagrande faz questão de salientar, são parte integrante dos pilares que sustentam o Programa Estado Presente da administração estadual, que visa à redução da criminalidade com aporte de recursos financeiros aplicados em melhoria das condições de trabalho das polícias, além de repressão e proteção policial e, principalmente, com os investimentos na área social.

“A proteção social, nas 30 regiões mais vulneráveis identificadas no Espírito Santo, vai ter prioridade de todas as áreas de Governo, para atender às necessidades de quem mais precisa, com o apoio dos municípios. E a melhoria da qualidade de vida da nossa população, aliada aos nossos investimentos em infraestrutura e tecnologia para as polícias e ao reforço no efetivo, serão nossas ferramentas para mudar a realidade capixaba. Nos primeiros sete meses de 2011, já conseguimos uma redução de 12% nos índices de homicídio no Estado. É uma pequena vitória, mas que nos indica o caminho certo a ser percorrido”, destacou o governador.

O secretário de Segurança Henrique Herkenhoff explicou que a integração das Polícias com os órgãos de Governo e os municípios também fazem parte da estratégia de combate ao crime no Espírito Santo. Herkenhoff fez questão de frisar que o Governo continuará a investir na melhoria das condições de trabalho das polícias capixabas. “Vamos continuar provendo as polícias de todo o apoio necessário para a sua melhor estruturação e no combate ao crime”, disse.

“Essa nova unidade policial está moderna e com certeza vai trazer maior tranquilidade para todas as pessoas que moram em Guarapari e que visitam esse município. As parcerias ampliaram a visão de segurança pública e hoje o Governo do Estado entrega mais uma obra totalmente moderna, com equipamentos modernos fruto de uma administração voltada para a politica social. Esse projeto faz parte de um planejamento estratégico do Governo do Estado”, disse o delegado Chefe de Polícia do Estado, Joel Lyrio Júnior.

Estrutura Física
Com 1.373,78 metros quadrados de área construída em dois pavimentos, o novo DPJ, localizado na Praia do Morro, em terreno doado pela Samarco Mineração, conta com Delegacia de Plantão, Delegacia da Mulher, além da Vistoria Veicular e o Departamento de Identificação da Polícia Civil, no primeiro pavimento.

Já no segundo andar, funcionam a Delegacia Patrimonial, Delegacia de Crimes Contra a Vida, o Núcleo de Repressão ao Entorpecente, Administração Geral, Central de Termos Circunstanciados e emissão de mandados de prisão.

A nova estrutura conta ainda com um auditório, duas cozinhas e duas celas. O atendimento na unidade está entregue a uma equipe formada por seis delegados, 17 investigadores, nove escrivães, seis agentes de polícia e uma perita.
O investimento total com recursos próprios do Governo do Estado na nova DPJ é de R$ 1.941.169,64. Este ano, o Governo já inaugurou as Delegacias de Conceição da Barra e de Pinheiros, ambas no Norte do Estado. Até o final de 2011, ainda serão inauguradas as Delegacias de Itapemirim, Muniz Freire e Jerônimo Monteiro.

Investimentos
No Plano de Investimento do Governo do Estado em Segurança Pública 2011/2014, está previsto o Programa de Modernização da Infraestrutura Física e Tecnológica da Segurança Pública, com recursos da ordem de R$ 175.310.030,00.

Galeria de Fotos - Galeria de fotos - Nova estrutura DPJ Guarapari

Assessoria de Comunicação/Polícia Civil