Governo do Estado do Espírito Santo
29/06/2012 14h13 - Atualizado em 23/01/2017 19h22

Emoção e homenagens na festa do Dia do Policial Civil e encerramento das comemorações pelos 100 anos da Polícia Técnica do ES

 

O governador Renato Casagrande e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff participaram da cerimônia em comemoração ao Dia do Policial Civil e pelo 100 anos da Polícia Técnico-Científica no Espírito Santo na noite desta quinta-feira (28). Emoção e homenagens marcaram o evento, realizado no Cerimonial Oásis, em Santa Lúcia, Vitória, com mais de 600 convidados. Policiais civis e representantes da sociedade foram homenageados pelos serviços prestados à Polícia Civil do Estado.

 

Em seu discurso, o chefe de polícia civil, delegado Joel Lyrio ressaltou a importância dos investimentos e agradeceu o desempenho de todos nos trabalhos da instituição. “Esta comemoração é uma homenagem por todo o tipo de colaboração que os policiais fazem e fizeram durante esses anos”, ressaltou.

 

A solenidade foi especial para 272 policiais civis que foram os homenageados da festa com medalhas em reconhecimento aos excepcionais serviços prestados,  116 policiais civis receberam a medalha de bronze por 10 anos de carreira, 136 foram contemplados com a medalha de prata referente aos 20 anos de serviço. Além disso, 20 policiais civis receberam a medalha de ouro pelos 30 anos de carreira. Durante a solenidade, 24 policiais civis também foram homenageados por meio de Menção Honrosa.



Vinte três pessoas que colaboraram durante o ano com o trabalho da Polícia Civil receberam o diploma de Amigo da Polícia. Os nomes foram escolhidos pelo chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio e pelos superintendentes, e decididos pelos representantes do Conselho de Polícia.



Novas contratações

O governador Renato Casagrande falou sobre a importância das novas contratações e sobre os trabalhos de investigação para a redução da impunidade no Estado. “A polícia está montando uma estrutura de inteligência mais forte em combate ao crime. Com isso, estamos fazendo um trabalho para solução de inquérito muito grande, em vista dos outros anos”, declarou a Casagrande.

 

Já o secretário Henrique Herkenhoff pontuou os objetivos alcançados nestes últimos anos pela Polícia Civil, no decorrer de suas atividades. “Com o aumento no efetivo, cada policial se desdobrou, permitindo que os resultados viessem por meio de apreensões de drogas, de armas e prisões”, destacou.



Também participaram do evento os superintendentes da polícia e demais policiais.



Ciclo de palestras


O ciclo de palestras sobre Perícia Forense realizado pela Polícia Civil em comemoração aos 100 anos da polícia técnico-científica no Espírito Santo foi aberto na manhã da terça-feira (26).  No primeiro dia , 607 pessoas compareceram ao teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para participar do evento, que teve a presença do secretário de Segurança e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, e o chefe de Polícia, Joel Lyrio.

 

Luís Renato da Silveira Costa, médico legista que atua no laboratório de DNA da Polícia Civil do Espírito Santo foi um dos palestrantes. Ele compartilhou com o público um pouco da experiência adquirida durante os 30 anos de profissão, sendo sete deles em trabalhos feitos com o DNA.


Na tarde da quarta-feira (27), a Polícia Civil encerrou o ciclo de palestras com recorde de público. Mais de 700 pessoas estiveram no Teatro da Ufes  para acompanhar as palestras. A mais esperada entre elas foi a do procurador da justiça de Minas Gerais, doutor e doutrinador em Direito Penal, Rogerio Greco. Ele veio ao Estado para falar sobre a importância de prova técnico-cientifica na investigação policial.



Placa comemorativa

A Polícia Técnico-Científica no Espírito Santo recebeu uma placa comemorativa pelo seu centenário, entregue pelo chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio e pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Henrique Herkenhoff, na última segunda-feira (25) na Chefatura de Polícia, em Vitória.


Para Joel Lyrio, a entrega da placa é um símbolo dos investimentos que o Governo do Estado está fazendo na polícia técnico-científica “Esse evento faz parte do processo de reconstrução da polícia técnico-científica no Espírito Santo” ressaltou o chefe.

 

Confira a Galeria de Fotos



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil - (27) 3137-9024
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 -  (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard