21/06/2016 16h59 - Atualizado em 26/03/2019 18h30

Equipe do projeto “Papo de Responsa” recebe título de policiais do ano no RJ

papo reponsa 19 06 001papo reponsa 19 06 001 Os policiais civis capixabas que atuam no projeto social “Papo de Responsa” da Polícia Civil foram homenageados com o prêmio “Policiais do Ano”, concedido pelo Jornal carioca Imprensa do Policial. A solenidade de premiação aconteceu no último domingo (19), na cidade do Rio de Janeiro.

Mais de 170 agentes de segurança pública de todo o país, entre eles policiais civis, militares, federais e Guardas Civis Metropolitanos, foram agraciados com a medalha que tem como objetivo agradecer aos policiais e homenageá-los pelos bons serviços prestados.

Na ocasião, foram escolhidos os melhores projetos sociais que são desenvolvidos por policiais de todo o país na área de segurança. O investigador de polícia Alessandro da Victoria foi quem representou toda a equipe do “Papo de Responsa” do Espírito Santo. “Foi uma homenagem conjunta com a equipe do Papo de Responsa do Rio de Janeiro. Nós aqui do Espírito Santo dedicamos esta medalha aos mais de 10 mil jovens que estiveram ou permanecem conosco desde o início do projeto em nosso Estado”, declarou.

Alessandro conta que o jornal tem acompanhado o trabalho que é desenvolvido aqui no Estado pelo Papo de Responsa.papo reponsa 19 06 002papo reponsa 19 06 002 “Eles nos acompanham há um ano e já divulgaram nossos trabalhos feitos junto às comunidades, como o que foi desenvolvido em Terra Vermelha”, disse.

Prêmio

A 9ª edição do prêmio, que tradicionalmente é feita em São Paulo, foi realizada, pela primeira vez, no Rio de Janeiro. Além dos policiais civis capixabas, também participaram membros das Polícias Civil e Militar de outros estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Piauí, Paraíba, Brasília e, também, representantes das Polícias Federal e Rodoviária Federal.

Na ocasião, houve uma apresentação das tropas das Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro.

papo reponsa 19 06 004papo reponsa 19 06 004
O prêmio foi criado em 2009 e, desde então, aproximadamente 500 policiais foram homenageados, segundo informações do diretor regional de São Paulo, Evaldo Oliveira. Segundo ele, o objetivo do prêmio é, também, unir os policiais de todas as esferas e promover um intercâmbio entre os servidores das forças de segurança estaduais e federais.

Papo de Responsa

‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que, por meio da palavra e de atividades lúdicas, discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.

Durante o ano de 2015, o projeto, sob a coordenação do diretor da Academia de Polícia (Acadepol), delegado Heli Schimittel, atendeu 1.663 jovens em áreas de vulnerabilidade, 210 familiares, 22 professores diretamente envolvidos com a atividade, 16 unidades de ensino, quatro municípios e 15 bairros. papo reponsa 19 06 003papo reponsa 19 06 003

O projeto já foi tema de dissertação de mestrado e foi inspiração para acadêmicos do curso de Direito.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes