Governo do Estado do Espírito Santo
02/08/2012 17h03 - Atualizado em 23/01/2017 19h41

Especialista em criminologia participa de palestra da Polícia Civil

 

 

“Uso da análise criminal em crimes sexuais” e “Compreendendo a mente criminosa” foram os assuntos abordados, nesta quinta-feira (02), pela especialista em criminologia Ilana Casoy durante o Ciclo de Palestras 2012, promovido pela Academia de Polícia, realizado no Salão Afonso Braz, no Palácio Anchieta.


O evento, que contou a presença do chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, chefe de gabinete, delegado José Arruda, diretor da Acadepol, delegado Heli Schimittel, o secretário de Defesa Social da Serra, Dirceu Merllo, e outras autoridades, também atraiu a atenção dos alunos policiais, que atualmente fazem curso de formação para delegado, perito e escrivão na Academia de Polícia.


Na palestra, Ilana Casoy além de falar sobre criminalidade, também comentou sobre as características dos agressores. Em relação aos crimes sexuais, Casoy explicou que existe o maníaco, o estuprador, o predador, o romântico, cada um com perfil diferente e comportamento criminal específico.


A especialista descreveu sua análise sobre o molestador de criança que, segundo ela, se configura em três tipos de pessoa: aquele que rouba a criança, o que seduz e aquele observador que planeja antes o ato criminal.


Para Ilana Casoy, as técnicas de investigação tradicionais não se aplicam em crimes em série e o leque deve ser ampliado. “Essa investigação tem que ter um gestor comunicativo, ou seja, uma interação de todos os fatos, um trabalho de todas as partes da polícia”, disse.
Ao final da palestra, ela deixou um recado para todos os presentes. Segundo a especialista, a análise criminal não é instrumento de diagnóstico psiquiátrico. “Análise criminal é dinâmica, não existe acerto ou erro, e pode responder com um não sei”, disse.

Nesta sexta-feira (03), o inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro e apresentador da primeira temporada do programa Papo de Polícia, Beto Chaves, estará no Estado e contará um pouco da sua experiência policial operacional, adquirida nas últimas grandes operações como a retomada do Complexo do Alemão pelas forças policiais. Sua palestra será das 8h às 11h40, no Salão Afonso Braz, Palácio Anchieta.

Ilana Casoy

Ilana Casoy é pesquisadora e escritora na área de violência e criminalidade. Formada em Administração pela FGV e Especialista em Criminologia pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), também é membro do Núcleo de Antropologia do Direito da USP (Nadir), é muito solicitada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo, e de outros estados, para ajudar na elaboração da análise criminal de casos em andamento. Em suas palestras, trata de assuntos relacionados à criminalidade e violência, com recurso de documentários de suas entrevistas com os assassinos. Têm quatro livros publicados: Serial Killer – Louco ou Cruel? – 9ª edição, Serial Killers – Made in Brasil – 7ª edição e o Quinto Mandamento – Caso de Polícia – 7ª edição, lançados pela Ediouro e A Prova é a Testemunha – publicado pela Larousse.


Beto Chaves

Graduado em Direito, pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal, vai falar sobre o programa Papo de Responsa uma ferramenta, interna e externa ao ambiente policial, que permite uma escuta saudável e a possibilidade da fala, sem censuras ou medo. Para ele, a maior riqueza nesse encontro é ter a oportunidade de compartilhar informações entre Rio de Janeiro e Espírito Santo.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil - (27) 3137-9024/3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 – (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard