20/09/2012 15h05 - Atualizado em 23/01/2017 19h52

Espírito Santo implanta Delegacia 24h exclusiva para mulheres

As mulheres capixabas agora contam com mais uma ferramenta para a prevenção da violência e contra a impunidade, com a implantação do primeiro plantão 24 horas na Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (Deam) de Vitória, inaugurado nessa quinta-feira (20), pelo governador Renato Casagrande e pelo delegado-chefe de Polícia Civil Joel Lyrio.

Uma nova estrutura, localizada no bairro da Ilha de Santa Maria, foi locada e abriga a delegacia, já adequada à atividade policial. A implantação do plantão 24 horas foi possível graças à formatura dos 89 novos delegados de polícia, que ingressaram por meio de concurso nesta gestão, dentro do Programa Estado Presente: Em Defesa da Vida, de redução da violência.

“Temos, pela primeira vez, um grande Programa de redução da violência, bem estruturado, com objetivos claros de reduzir a insegurança e a impunidade no Espírito Santo, e que perpassa pela recomposição de efetivo das nossas Polícias, pelos investimentos em infraestrutura e em tecnologia, bem como nos projetos sociais do Governo. Em 2011, foram mais de R$ 70 milhões em novos investimentos para reforçar as ações do Estado Presente apenas na Segurança Pública”, destacou o governador.

Segundo Renato Casagrande, ainda, o Estado Presente pode ser reconhecido na nova unidade, nos novos policiais e delegados que assumirão suas funções e na preservação da integridade e da vida das mulheres capixabas. “Não fechamos os olhos para os problemas enfrentados em nosso Estado. Ao contrário, estamos determinados, obtendo resultados na redução dos indicadores mais negativos em relação à criminalidade, ou seja, no caminho certo para fazer do Espírito Santo um lugar mais justo e igualitário para toda a sua população”, destacou o governador.

O evento contou também com a presença do prefeito de Vitória, João Coser, do secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos, do secretário da Casa Militar Hélvio Andrade, da subsecretária de Movimentos Sociais da Casa Civil Leonor Araújo, do subsecretário de Estado dos Direitos Humanos Perly Cipriano, da gerente Estadual de Políticas para Mulheres Laudicéia Schuaba, da presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Espírito Santo (Cedimes) Daniela Rosa, de autoridades policiais e de representantes de movimentos sociais ligados à mulher.

Funcionamento e estrutura

A Delegacia funcionará de segunda a sexta-feira, das 16 às 8 horas, e aos sábados, domingos e feriados, durante as 24 horas do dia. No horário em que a unidade estiver fechada, das 8h às 16h, a população pode procurar a Deam do município em que reside, que funciona neste período.

Em tom de agradecimento, o chefe de Polícia Joel Lyrio falou que todo o planejamento saiu do papel e passou para a realidade atual. “Este é um dia de grande agradecimento pelos investimentos que foram anunciados e concretizados pelo Governo do Estado. Nós estamos voltados ao combate à violência doméstica e agora as vítimas podem procurar a delegacia a qualquer hora, onde serão acolhidas e confortadas,” enfatizou Joel Lyrio.

A equipe da Delegacia será formada pela delegada Arminda Rodrigues, que coordenará a unidade, e quatro novas delegadas, uma escrivã e quatro agentes e investigadores, além de policiais civis em escala especial. Foi destinada uma viatura descaracterizada e cinco computadores e móveis novos.

A delegada Arminda salientou a preparação da equipe que formará a nova unidade. “Fomos agraciadas com as novas delegadas e com certeza elas vão abraçar esta causa e trabalhar com eficiência. Este foi um anseio da sociedade e agora vamos dar uma resposta a todos.”

A gerente de Políticas para Mulheres Laudicéia Schuaba Andrade, se diz motivada com esse novo trabalho que inicia. “Não podemos deixar que nossas mulheres vítimas de violência sejam abandonadas, precisamos protegê-las. Hoje, vejo que o Governo está empenhado nessa luta e vamos conseguir acabar com a impunidade”.

Atualmente, a Polícia Civil possui oito delegacias da Mulher nos municípios Vitória, Vila Velha, Cariacica/Viana, Serra, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Guarapari.

Delegacia de Atendimento à Mulher (Plantão 24 horas)

Endereço: Rua Hermes Curry Carneiro, nº 350, Ilha de Santa Maria, em Vitória.

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação Polícia Civil: Comunicação Interna - (27) 3137-9024 Fernanda Pontes - (27) 9728-8448 Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536 Natália Magalhães/Dalila Travaglia Tel.: (27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 imprensa.pc@pc.es.gov.br