Governo do Estado do Espírito Santo
16/05/2014 12h00 - Atualizado em 23/01/2017 23h01

Espírito Santo sedia evento nacional sobre Segurança Pública

O 1º Diálogo Regional sobre Segurança Cidadã: Os Desafios da Sociedade Contemporânea acontece em Vitória, nos dias 26 e 27 de maio, com o objetivo de trazer ao Espírito Santo um espaço aberto a sugestões e propostas sobre temas que envolvem a segurança pública e incluem a participação de diferentes pilares da sociedade na construção das ações de prevenção e de enfrentamento à violência. As inscrições estão abertas.



“É de conhecimento de todos que a segurança pública é um tema que precisa ser discutido e estamos dispostos a dialogar com diferentes grupos da sociedade em busca de ações que contribuam com o enfrentamento a esses índices alarmantes e que, infelizmente, destacam mundialmente e negativamente o nosso país”, frisa o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Álvaro Duboc Fajardo.



A posição é apoiada por Renato Sergio de Lima, vice-presidente do conselho de administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). “A realização desse encontro para debater questões críticas do setor demonstram o empenho do Estado em melhorar a segurança da população”, afirma Lima.



Atividades



O encontro contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais. A abertura será no Palácio Anchieta, no dia 26, a partir das 19h30, com palestra de Daniel Luz, assessor regional de Segurança Cidadã do PNUD para América Latina e Caribe. Ele vai falar sobre a importância do planejamento e da avaliação das políticas de segurança.



No segundo dia, que acontece entre 08h30 e 18 horas, com quatro mesas para diálogo, há confirmação de palestras de nomes importantes, como Daniel Cerqueira, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea; de Nívio Nascimento, oficial de programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC Brasil); e Gary Stannet, CEO da Active Communities Network, instituição social da Inglaterra que atua em parcerias com diferentes parceiros na promoção de atividades esportivas como principal catalisador de mudança pessoal e comunitária.



Serão debatidos assuntos estratégicos no campo da Segurança Pública como a intersetoriedade da política de segurança pública e a prevenção social da violência; o controle de armas e munições no Brasil e sua correlação com a violência letal; a produção de indicadores na segurança pública: transparência e mensuração de desempenho; e como conciliar aparente conflito entre direitos fundamentais.



Programa Estado Presente



A realização do evento faz parte da comemoração aos três anos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Em maio de 2011, o Governo do Espírito Santo lançou o Estado Presente com o objetivo principal de priorizar a redução de homicídios por meio de estratégias específicas para cada organização policial e o desenvolvimento de ações e projetos com ênfase na prevenção da violência, fortalecimento da rede de proteção social e melhoria do acesso aos serviços disponíveis em favor de populações historicamente desassistidas.



“Três anos depois, além de melhorar a estrutura física e ampliar os serviços prestados à população das 32 regiões com o maior índice de violência, em 16 municípios capixabas, conquistamos a redução de 30% na taxa de homicídios em 100 mil habitantes, atingindo, em 2013, o menor número de homicídios nos últimos 18 anos. E sabemos que ainda temos muito o que avançar, o que reforça a importância da realização do “1º Diálogo Regional sobre Segurança Cidadã”, aberto ao debate e a novas propostas com a sociedade”, explica o secretário Álvaro Duboc.



Inscrições



As inscrições estão abertas até dia 21 de maio, no site seminario.sesp.es.gov.br, com limite de 300 participantes. Além de operadores de segurança pública o evento está aberto para receber estudantes e professores universitários, gestores municipais, estaduais e nacionais; jornalistas e demais profissionais que atuem na área.



A realização do evento é do Governo do Espírito Santo, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), com o apoio da ArcelorMittal e da Universidade de Vila Velha (UVV).

 


Serviço:


O que: 1º Diálogo Regional sobre Segurança Cidadã: Os Desafios da Sociedade Contemporânea
Quando: 26 de maio, às 19h30 (abertura) e 27 de maio, das 08h30 às 18 h
Onde: O primeiro dia será Salão São Thiago, que fica no Palácio Anchieta, na Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro de Vitória. O segundo dia acontece no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia, na Rua Constante Sodré, n° 157.


Informações à imprensa:
Maurílio Mendonça
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae)
Tel.: (27) 3636-1162 / 1214 / (27) 98868-2118
E-mail: seae.comunicacao@gmail.com / maurilio.gomes@seae.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard