27/06/2013 14h16 - Atualizado em 23/01/2017 21h30

Estado Presente: mais de R$ 140 milhões investidos na segurança

viaturasviaturas Investimentos na área da segurança pública fazem parte das ações do Programa Estado Presente. Em dois anos, mais de R$ 140 milhões já foram investidos pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Ciodes) nas polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. São novas viaturas, reforma e construção de unidades policiais, novos armamentos e recursos tecnológicos que otimizam o atendimento ao cidadão e proporcionam mais condições de trabalho aos servidores da segurança. Os investimentos têm como foco a redução dos índices de criminalidade.

Para 2013, a previsão é investir mais R$ 100 milhões em ações de segurança. “Realizamos o maior investimento já visto no Espírito Santo na área da segurança pública. Com o programa estadual de segurança, o Estado Presente, que planeja de forma sistemática e inteligente suas ações, também conseguimos um marco histórico de reduzir os indicadores de violência no Estado. Estamos no quarto ano de redução e nossa meta é continuar unindo esforços para reduzir ainda mais os indicadores de violência e proporcionar mais tranquilidade aos capixabas”, enfatiza o secretário de Segurança, André Garcia.

Desde 2011, mais de mil viaturas foram entregues às corporações. Em 2013, a Polícia Militar recebeu 225 motocicletas e 75 viaturas que já são usadas, especialmente, no policiamento ostensivo. Para ampliar o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em todo o Estado, a Corporação recebeu no ano passado 41 viaturas que são usadas para o patrulhamento escolar, bem como para visitas às escolas, orientações e palestras. A aquisição dos veículos, modelos Ecosport e Fiesta Sedan, representa um investimento de R$ 1,5 milhão.

Além disso, o Batalhão de Missões Especiais (BME) recebeu o posto de Comando Móvel, carro equipado com salas de comando e de reunião, banheiro, dormitório, computadores e televisão. O carro é usado, especialmente, no atendimento de ocorrências com reféns.

A Corporação também recebeu 60 caminhonetes modelo Hilux que já estão sendo utilizadas pelo Batalhão de Missões Especiais (BME) e pela Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) da Polícia Militar. Todas as viaturas contam com computador de bordo e sistema de rádio para acesso ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Atualmente, mais de 800 viaturas da PMES contam com computadores de bordo instalados, o que permite a verificação de fichas criminais e consultas de placas de veículos de forma imediata. Antes, os militares precisavam acionar, via rádio, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) para obter as informações.

A Polícia Civil recebeu este ano, 144 novos veículos, entre carros, caminhonetes e motos, que serão usados para os trabalhos periciais da Polícia Técnico-Científica, delegacias especializadas e investigação da Polícia Judiciária.

O Corpo de Bombeiros Militar conta com 98 novas viaturas entre ambulâncias para resgate, motocicletas, Jet Skis e caminhões auto-tanques que representam o investimento de, aproximadamente, R$ 12 milhões.

Construção e reforma de unidades
Delegacias de polícia dos municípios de Jerônimo Monteiro, Pinheiros, Barra de São Francisco, Guarapari, Itapemirim e Vitória, receberam obras para ampliação das unidades que totalizam, aproximadamente, R$ 3,5 milhões.
Em Piúma, as obras da Unidade de Polícia Integrada (UIP) já estão em andamento. A unidade irá integrar as polícias Civil e Militar em um mesmo espaço, trazendo mais benefícios para a população que contará com um atendimento ágil e integrado. O mesmo está previsto para a região de Feu Rosa, na Serra, e Terra Vermelha, em Vila Velha, onde as obras começam ainda este ano.

Novas unidades do Corpo de Bombeiros Militar estão sendo construídas nos municípios de Guaçuí, Anchieta e Cariacica. Com a inauguração desses locais, espera-se que o tempo de resposta para o atendimento de ocorrências seja reduzido. Vila Velha e Serra também receberão unidades ampliadas.

Tecnologia
Mais de R$ 6 milhões foram investidos na ampliação do sistema de radiocomunicação digital das polícias que proporciona uma comunicação criptografada que impede escutas e interferências. Para isso, novos rádios, transceptores digital portáteis, estações fixas e móveis foram adquiridos desde 2011.

Aparelhos smartphones também foram entregues à Polícia Militar que conta com mais tecnologia para realizar o patrulhamento ostensivo nas ruas da Região Metropolitana. O aparelho possibilita a consulta imediata de fichas criminais e placas de veículos, o que agiliza o atendimento de ocorrências.

Um aplicativo que incentiva a integração da população com as polícias no combate ao crime foi lançado no mês de maio. Trata-se do Placa Legal, um aplicativo que possibilita a verificação de placas de veículos. Ele pode ser baixado em aparelhos móveis, com sistema operacional Android. Para isso, basta acessar o Google Play, que é o repositório de aplicativos do Google. Para os demais dispositivos, também é possível fazer a consulta de placas no site da Sesp (http://www.sesp.es.gov.br), utilizando o navegador de internet. Basta clicar no banner “Placa Legal” e digitar a placa do veículo a ser consultado. Caso haja restrição de furto e roubo a polícia deve ser acionada pelo 190.

Investimentos na Polícia Técnico-científica
Em 2012 o Governo do Estado investiu 20 milhões na Polícia Técnico- científica, considerado o maior investimento feito até hoje no setor. Equipamentos de última geração têm agilizado os trabalhos dos departamentos de criminalística e identificação.

Assessoria de Comunicação da Sesp
Gustavo Tenório / Sandra Dalton / Natália Magalhães