28/10/2010 10h58 - Atualizado em 23/01/2017 21h18

Governador agradece aos servidores pelo trabalho de reconstrução da administração pública capixaba

Em clima de emoção, o governador Paulo Hartung aproveitou a solenidade da Semana do Servidor 2010, na tarde desta quarta-feira (27), e agradeceu a todos os servidores pelo trabalho de reconstrução da administração estadual. “Fizemos juntos uma transformação do serviço público capixaba”, disse o governador.

Paulo Hartung fez um agradecimento especial aos servidores públicos pela confiança depositada no Governo do Estado desde o início da administração, em 2003. “Talvez, na história do Espírito Santo, nenhum governador e equipe tenham tido tanto apoio e confiança dos funcionários públicos. Conseguimos colocar de pé uma estrutura administrativa que serve de exemplo para o Brasil”, afirmou para os mais de 1.200 servidores presentes no Centro de Convenções.

Hartung ressaltou que o Governo do Estado vem investindo, ao longo dos últimos anos, na valorização dos servidores públicos. “Já reestruturamos mais de 40 carreiras e contratamos mais de 10 mil novos profissionais por meio de concursos. O dinheiro público é sagrado e por isso precisa ser administrado com zelo, por uma estrutura profissional”, pontuou.

O governador salientou que o próximo Governo vai receber uma estrutura administrativa organizada, um orçamento equilibrado e mais de R$ 1 bilhão em caixa para investir. “Além disso, vamos deixar mais de 280 obras em andamento, com previsão para serem inauguradas em 2011, R$ 160 milhões reservados para o pagamento de precatórios e, o que talvez seja o mais importante, uma forte de base de valores éticos e republicanos”, frisou.

A abertura do evento foi abrilhantada pela Banda de Música da Polícia Militar e pelo Coral VozES, formado por servidores do Governo do Estado, que emocionaram a todos os presentes.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior, falou da homenagem. “Temos motivo de sobra para comemorar. Estamos comemorando o excelente quadro de servidores públicos que o Estado conta atualmente. Um profissional que sabe do seu objetivo maior que é propiciar à população capixaba um serviço público de qualidade”, ressaltou.

“O servidor do Estado sabe que pode fazer a diferença para a evolução da sociedade e quer ser reconhecido e valorizado. Ele não se conforma com a rotina e quer estar sempre atualizado e capacitado. E é nisso que o Governo está investindo”, disse o secretário.

O governador Paulo Hartung, acompanhado do secretário Heraclito Pereira Junior e de outras autoridades do Executivo Estadual, abriu a Feira Institucional e a Mostra de Talentos do Servidor, eventos que compõem a programação da Semana do Servidor 2010. Na feira, estandes das secretarias e órgãos do Governo apresentam o que está sendo desenvolvido pelo Estado.

No espaço da feira, um palco foi montado para as apresentações da Mostra de Talentos, para reconhecer e valorizar os talentos do serviço público dentro e fora do ambiente profissional. No local, servidores apresentam e expõem suas habilidades artísticas, como pintura, desenho, artesanatos em geral, além de apresentações musicais.

Fechando o primeiro dia de atividades no Centro de Convenções, os servidores acompanharam a palestra do maestro João Carlos Martins. Reconhecido como o maior pianista brasileiro, ele teve que abandonar a carreira devido a problemas com a mobilidade de suas mãos, mas não se distanciou da música e iniciou sua carreira de maestro.

Em sua palestra, João Carlos Martins faz uma analogia entre uma orquestra e os funcionários de uma empresa e aborda temas como superação, resiliência, foco em resultado, trabalho em equipe, entre outros. Um exemplo de um vencedor que emociona a todos com seu amor pela música.

Semana do Servidor

As atividades da Semana do Servidor, no Centro de Convenções de Vitória, continuam nesta quinta-feira (28), a partir das 9 horas. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado nesta quinta (28).

No segundo dia de atividades, continua a visitação na Feira Institucional e as apresentações da Mostra de Talentos. Além disso, os destaques ficam para a premiação dos vencedores dos Jogos dos Servidores e para o espetáculo teatral “Nelson Freitas e Vocês”, com o ator e humorista Nelson Freitas, do programa Zorra Total.