21/09/2012 17h56 - Atualizado em 23/01/2017 19h53

Governador do ES inaugura Delegacia com plantão 24h em São Mateus

Nesta sexta-feira (21), o Governo do Estado do Espírito Santo inaugurou o plantão 24 horas da Delegacia de Polícia de São Mateus, região do extremo Norte. Além disso, a região recebeu um novo veículo para transporte de cadáveres. O plantão abrange uma microrregional que compreende os municípios de São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra, Pinheiros, Pedro Canário, Montanha, Ponto Belo e Mucurici.

No evento, o chefe de Polícia Joel Lyrio, apresentou os quatro delegados que coordenarão o plantão na Delegacia de São Mateus. Ele ainda ressaltou os benefícios da implantação das delegacias microrregionais para reduzir a criminalidade. “A partir de agora, a Delegacia funcionará 24 horas durante sete dias para atender à população. Além dos delegados de plantão, a delegacia também contará com o apoio das autoridades das especializadas, como a de homicídios. Ou seja, eles poderão começar a investigar assim que a ocorrência chegar a unidade.” Além disso, a perícia ganhou um novo transporte de cadáver que dará agilidade nas ocorrências de homicídios.

Na manhã da última quinta-feira (20) foi inaugurado o plantão na Delegacia de Polícia da Mulher, em Vitória, e na Delegacia de Alegre. No dia 14, foi a vez da Delegacia de Venda Nova do Imigrante, que recebeu o primeiro plantão.

Também serão beneficiados os municípios de Linhares, Aracruz, Barra de São Francisco, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. O evento contou com a participação do governador Renato Casagrande, do delegado chefe de Polícia Civil, Joel Lyrio, o secretário de Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, bem como dos delegados da região, autoridades municipais e da população local.

A implantação dos plantões regionais em delegacias do interior do Estado foi possível após a formatura dos 89 novos delegados. Desse quantitativo, 52 foram deslocados para atender aos nove municípios que receberão as unidades policiais que funcionarão durante 24 horas.

Investimentos em Segurança

Os investimentos fazem parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Em 2011, o Governo do Espírito Santo investiu R$ 70 milhões na modernização tecnológica e no reaparelhamento das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar e na construção, reforma e ampliação de delegacias de polícia.

Construção, Ampliação e reforma de unidades Policiais Civis:

Delegacias inauguradas em 2012:

- R$ 856.777,92 investidos na reforma e ampliação da nova Delegacia de Polícia de São Gabriel da Palha e do Departamento de Identificação (DEI) do município;

- R$ 1.096.038,93 na construção da nova Delegacia de Polícia de Muniz Freire e do Departamento de Identificação (DEI) do município;

- R$ 1.089.415,45 na construção da nova Delegacia de Polícia de Jaguaré e do Departamento de Identificação (DEI) do município;

- R$ 243.722,85 na reforma do telhado e do galpão e na manutenção da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Fernanda Pontes - (27) 9728-8448

Natália Magalhães/Dalila Travaglia